As peças de uma escultura de xadrez gigante foram parcialmente danificadas na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, em João Pessoa. De acordo com o diretor do espaço, Olié Martins, vândalos invadiram a área durante o último fim de semana e provocaram os danos. Porém, tudo foi percebido quando o local foi aberto na última segunda-feira (24).
A Estação é monitorada por câmeras de segurança na parte administrativa e na área interna. No entanto, Olié Martins explicou que a parte externa onde está localizado o jogo de xadrez não é alcançada pelos equipamentos. Além disso, a Guarda Municipal de João Pessoa, responsável pela proteção do local, não percebeu o momento que o ato aconteceu.
As peças do jogo de madeira compõem uma obra de arte exposta no trecho próximo ao Bosque dos Sonhos e da pista interditada por trás da Estação Ciência, que dá acesso ao Farol do Cabo Branco. Segundo o diretor, o local funciona de segunda a sexta e permanece fechado nos finais de semana. Na sexta-feira (21), foi verificado que tudo estava dentro da normalidade e por essa razão, a invasão ao local provavelmente aconteceu no sábado (22) ou no domingo (23).
Porém, os problemas foram identificados ao abrirem a Estação na segunda-feira(24) e assim não foi possível saber ainda o dia e o horário exato do problema. “Quando os funcionários chegaram, verificaram que as peças de xadrez estavam danificadas. Provavelmente, os vândalos pularam, destruíram partes das peças e saíram. Nossa segurança é feita pela Guarda Municipal, mas segundo nos relataram eles não perceberam nenhuma movimentação diferente”, relatou o diretor.
As estruturas do xadrez já haviam passado há dois meses por uma reforma, realizada em parceria com o Centro Universitário Uniesp. Porém, com a depredação, algumas peças tiveram as pontas destruídas e o jogo precisará de uma nova intervenção, conforme o gestor da Estação, que lamentou o ataque.
A situação foi divulgada na página oficial da Estação Cabo Branco no Instagram. “Fomos surpreendidos esta semana com a depredação do jogo de xadrez que fica localizado na Estação Cabo Branco. O jogo, que havia passado por reformas recentemente, neste final de semana foi quebrado por vândalos que invadiram a Estação”, informou a publicação.
Olié Martins lembrou que esta não foi a primeira vez que a Estação Cabo Branco é atingida pelo vandalismo, pois as estruturas de cobre já foram arrancadas, assim como as cercas, janelas e alguns monumentos quebrados. Sobre os procedimentos de segurança para evitar novos ataques na Estação, ele afirmou que diante dos últimos acontecimentos será solicitada à Guarda Municipal de João Pessoa um reforço na equipe responsável pela ronda naquela área.
Os danos às peças de xadrez fazem parte de uma série de outros pontos danificados na Estação Ciência, pois o local inaugurado em 2008, foi afetado não apenas pela ação dos vândalos, mas pelo tempo e ausência de manutenção. Entre os pontos danificados estão o balanço de física totalmente enferrujado e que gera riscos para quem for utilizá-lo hoje; as bandeiras na entrada rasgadas, peças de obra de arte com partes arrancadas (estátuas), além de placas com identificações apagadas e falta de limpeza em alguns trechos.
A grande reforma na Estação Ciência irá trazer de volta este equipamento para os turistas e os pessoenses
Questionado sobre o abandono das estruturas, o diretor da Estação Cabo Branco afirmou que o local está passando por algumas manutenções e está prevista a realização de uma reforma nos próximos meses. Ele destacou que algumas partes estão sendo recuperadas e puderam ser reabertas como o Mirante, fechado desde 2014 e reaberto para visitação em abril de 2023, além do auditório para cerca de 500 pessoas, fechado desde 2018 e recentemente voltou a receber eventos como um Simpósio de Odontologia.
O diretor explicou que a Estação Cabo Branco é composta pela Estação Ciências e Estação das Artes. Esta última está passando por uma reforma, cuja conclusão está prevista para outubro. “Na Estação Ciência está sendo feita manutenção com equipe própria, com pintura, limpeza no auditório e troca de iluminação convencional por led, etc. Porém, a Estação Ciência passará por uma grande reforma com adequações tecnológicas”, divulgou o diretor.
Após essa reforma, a expectativa é ativar um restaurante no primeiro andar e um café bar no Mirante. Para isso, o processo licitatório já foi finalizado e em breve o prefeito Cícero Lucena assinará a ordem de serviço. Outra meta é estender o horário de funcionamento para os finais de semana.
Sobre a Estação Ciência
A Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes está subordinada à Secretaria de Educação e Cultura Municipal (Sedec) e está aberta para visitação de 9h às 12h e 14h às 17h. Para visitação das escolas e grupos é necessário fazer agendamento por meio de um link disponível na conta oficial do Instagram da Estação.
O local foi inaugurado no dia 3 de julho de 2008 para ser um equipamento educacional e turístico que, segundo a Prefeitura de João Pessoa, “tem por objetivo oferecer à população o acesso à cultura, à ciência e às artes, de forma gratuita e facilitada, bem como promover a inclusão social”.
Atualmente, o local possui duas exposições rotativas: a exposição “A Mais Antiga do Brasil”, que narra a história da quadrilha Junina Lageiro Seco e estará em exibição na parte interna até o dia 29 e uma exposição externa de esculturas em madeira do artista Luciano Grisi. “A Estação Cabo Branco é uma obra muito importante com um grande significado na parte turística, ciências e educação para a população e os turistas que visitam a capital do Estado. Temos visitações contínuas da Rede Municipal (semanalmente recebemos os alunos) e temos ainda várias atividades de mágica, música, dança”, finalizou o diretor Olié Martins.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de julho de 2023.