Notícias

Dívidas

Mutirão do Renegocia acontece até o dia 11

publicado: 27/07/2023 09h05, última modificação: 27/07/2023 09h05
2023.07.26_programa negocia PROCON © roberto guedes (27).JPG

O vice-governador e autoridades durante coletiva de imprensa - Foto: Roberto Guedes

por Juliana Cavalcanti*

O primeiro mutirão do Programa Renegocia realizado na Paraíba acontece até o próximo dia 11 de agosto. A ação no estado começou na última segunda-feira e é realizada pelo Procon Estadual da Paraíba (Procon-PB). Mais 11 mutirões de renegociação de dívidas já estão programados pelo órgão de defesa do consumidor estadual para acontecer até o final do ano. O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, esteve em João Pessoa, ontem pela manhã, para fazer o lançamento do Programa Renegocia no estado. Na ocasião, ele concedeu uma entrevista junto à superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, para esclarecer pontos do programa.

A iniciativa visa promover a regularização das dívidas e proporcionar uma nova oportunidade para os consumidores reorganizarem as finanças. De acordo com o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, o Programa Renegocia oferece diversas vantagens aos consumidores e, principalmente, têm o aspecto de prevenir que as pessoas cheguem ao superendividamento, através da negociação de suas dívidas. Caso o consumidor já tenha atingido o estágio do superendividamento, a iniciativa também atende essas pessoas.

Segundo Wadih Damous, o Renegocia possui dois objetivos básicos: equacionar as dívidas com todos os credores e oferecer instrumentos para que o consumidor se eduque visando um consumo mais racional e sustentável. Ou seja, para que a pessoa não consuma aquilo que ela não tem condições de pagar futuramente.

O Renegocia inclui todas as dívidas relativas ao consumo, de todos os setores. Através do programa podem ser renegociadas dívidas relacionadas às tarifas de energia elétrica, bancários, água, TV por assinatura, internet e telefonia móvel, com companhias aéreas, etc.

No entanto, o secretário Nacional do Consumidor alertou a população que tenha cuidado para não cair em golpes. O cidadão em dívida deve procurar diretamente os órgãos de defesa do consumidor para fazer a renegociação, sem intermédio de e-mails, ligações telefônicas e redes sociais.

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, acompanhou a visita do secretário nacional do Consumidor e destacou o apoio do Governo do Estado, especialmente o Procon Estadual, para auxiliar o consumidor paraibano. “Fazendo essa visita no Procon estadual, recebendo representantes dos Procons de vários municípios, fortalece o trabalho realizado em nosso Procon de buscar renegociar dívidas e orientar as pessoas para não acontecer esse endividamento”, ressaltou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 27 de julho de 2023.