Evento é retomado após dois anos devido à pandemia; programação passará por nove municípios até setembro

Caminhos do Frio começa hoje pela cidade de Areia

publicado: 04/07/2022 09h25, última modificação: 04/07/2022 09h25
Areia Foto Prefeitura de Areia.jpg

Foto: Prefeitura de Areia/Divulgação

por Nalim Tavares*

Após dois anos de pandemia da Covid-19, o evento conhecido como “o mais aconchegante da Paraíba” está de volta. Através da Rota Cultural Caminhos do Frio 2022, o Brejo paraibano oferece aos visitantes muita música, artes cênicas, gastronomia, trilhas e experiências únicas pelos atrativos locais. O evento começa no município de Areia nesta segunda-feira, dia 4, e termina em Alagoa Grande no dia 4 de setembro, totalizando mais de 60 dias de programação. Em sua 17º edição, o evento homenageia Pinto do Acordeon, cantor e compositor paraibano, falecido em julho de 2020.

Desde a sua criação em 2006, o propósito do Caminhos do Frio se expandiu para muito além do desenvolvimento turístico da região. A partir da valorização cultural dos municípios que integram o projeto, os organizadores do Destino Brejo — portal que compõe um programa de marketing turístico e apoio à comercialização, desenvolvido pelo Sebrae Paraíba, Fórum de Turismo do Brejo e prefeituras municipais — puderam notar o surgimento de novos empreendimentos, que geram emprego e renda para a população.

De acordo com o presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo, Jaime de Souza, o objetivo do Caminhos do Frio “é gerar renda para mais de 100 famílias, até dezembro, através das rotas culturais. Este é o nosso foco. Eventos com intuito de geração de renda e a criação de novos empreendimentos locais”.

Segundo Jaime, somente em Areia, considerada a Capital Paraibana da Cachaça, o item “virou um produto indutor de desenvolvimento da economia local, com geração de emprego para mais de duas mil pessoas.” Apenas o Engenho da Cachaça Triunfo vende mais de 250 mil garrafas por mês e também exporta. O local proporciona 69 empregos diretos e mais de mil indiretos.

Jaime conta também que “hotéis e pousadas já estão, em sua maioria, lotados, desde o finalzinho de maio. Isso até setembro.” E o Brejo não é ponto de turismo apenas durante o Caminhos do Frio. Ao longo do ano, diversos eventos animam a região. “O nosso público é gigantesco. Todo mundo estava na expectativa para os eventos do São João, e logo após vai estar vindo os Caminhos do Frio, e depois o Raízes do Brejo. Temos programação cultural desde o início de junho, até dezembro.”

De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, durante o período do Caminhos do Frio, toda a programação também insere a população das cidades, tornando o projeto ainda mais importante, por despertar nos moradores o interesse de conhecer algumas particularidades que possam não fazer parte do cotidiano deles.

“O projeto não é promovido apenas para os turistas, ele integra a população, que passa a ter um novo olhar de sua cidade, com mais interesse em conhecer alguns elementos que até então estavam despercebidos. Isso eleva muito a autoestima de cidadão”, pontuou Ruth Avelino.

Durante a semana, o projeto é realizado para os moradores, com realização de debates, oficinas, minicursos de pintura, sarau poético, shows, entre outros. Nos finais de semana são promovidos roteiros pelos pontos turísticos e shows com atrações regionais e nacionais. Em Areia, a atração de sábado (dia 9) será o cantor e compositor Jorge de Altinho.

Para o presidente da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura), Leonildo Alves de Andrade, “a Rota Cultural Caminhos do Frio é um evento de grande importância para o trade turístico não só de Areia, mas de todo o Brejo”. Ele diz que cada estabelecimento do município está preparado para o evento, com músicos, artistas locais, jantares especiais e outras atividades desenvolvidas pelas casas comerciais. “Nós nos preparamos bem para receber os turistas, e reconhecemos o grande mérito e a importância desse evento em particular, haja em vista o seu caráter diferenciado, que é essa região de clima frio, mais ameno, inserido nessa parte da Paraíba, e que se destaca no cenário do Nordeste como um todo.”

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 4 de julho de 2022.