Imunizantes contra sarampo e hepatite, entre outras doenças, deveriam ser aplicados em 90% a 95% da população

Vacinas de rotina: cobertura 50% abaixo do previsto

publicado: 05/07/2022 08h58, última modificação: 05/07/2022 08h58
Rayse_F. Evandro (6).JPG

Foto: Evandro Pereira

por Mayra Santos*

Diante das preocupações legítimas com a vacinação da Covid-19 nos últimos dois anos, a vacinação de rotina na Paraíba, a exemplo da imunização contra o sarampo, varicela, hepatite, entre outras doenças, está abaixo do esperado. Segundo Franciélia Carvalho diretora do Núcleo Estadual de Imunização, a cobertura vacinal de rotina está abaixo de 50%, referente ao período de janeiro a junho deste ano, sendo que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90% a 95% para ser considerado um bom índice de cobertura vacinal, garantindo assim a proteção contra essas doenças.

Thaise Moura, gerente da Unidade de Saúde da Família, no Róger III, afirmou que “a demanda é grande com relação às vacinas da influenza e da Covid. Já a vacina de rotina, estamos fazendo a busca ativa para completar o esquema vacinal, porque realmente a procura está menor do que esperávamos”.

Um dos problemas relatados é a negligência familiar, visto que alguns pais atrasam a vacinação e não completam o esquema vacinal.

“Há mães que deixam atrasar a vacina das crianças. Hoje eu me deparei com uma criança que está com um ano, porém só tinha a vacina de quatro meses de idade, faltavam as de seis meses. Então, fiz um acordo com ela, apliquei a da gripe que é muito importante também, e fiz as duas de seis meses e uma de ano que foi a tríplice viral”. Ela acrescentou ainda que “a mãe se comprometeu a voltar daqui a 15 dias, estamos na torcida para que ela volte e a criança seja imunizada”, frisou Anquilma Torres técnica de enfermagem da Unidade de Saúde da Família José Américo.

A diretora de Atenção à Saúde do município de João Pessoa Aline Grisi ressaltou que medidas estão sendo tomadas para aumentar a cobertura vacinal. “Estamos realização ações, nas salas de vacina, oportunidade em que os agentes comunitários de saúde estão fazendo busca ativa, casa por casa, verificando os cartões de vacina, no momento em que eles verificam que falta a vacina da criança, é indicado que a mãe vá à unidade de saúde.”

Dia D vacinação

Na próxima semana, será realizado o Dia D nas salas de vacina das unidades exclusivas para vacina de rotina a fim de que as mães possam levar seus filhos para se vacinarem.

Franciélia Carvalho, responsável pelo Núcleo Estadual de Imunização destacou que “diante desse cenário das baixas coberturas vacinais de rotina no Estado, recomendamos aos gestores municipais a empenharem esforços, junto à equipe de saúde, para desenvolver estratégias vacinais a fim de avançarmos no desempenho das vacinas de rotina”.

Raysa Rolimn, 35, levou a filha de quatro anos para se vacinar no Centro Municipal de Imunização, na Torre. “Hoje viemos dar a vacina de rotina de quatro anos, varicela, vip, febre amarela. Eu e meu marido entendemos que a imunização completa na vida da criança é essencial, visto que acompanhamos casos de doenças que antes estavam erradicadas e hoje estão voltando, como é o caso do sarampo. Pensando no bem dela, a gente sempre atualiza a caderneta de vacina”, contou a mãe.

Testes Covid-19

De acordo com diretora de Atenção à Saúde, o número de locais oferecidos para testagem da Covid-19 para os usuários, desde maio, foi aumentado devido à grande demanda. “Hoje a gente tem 44 unidades de saúde, fora duas policlínicas, uma no Cristo e outra em Jaguaribe e um Lacen do município que funciona das 8h às 16h. ”No Lacen municipal, no Cais de Jaguaribe, é possível fazer o teste de Covid-19, em qualquer dia, sem agendamento, sendo disponibilizadas 150 vagas por dia.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 5 de julho de 2022.