Notícias

Na capital

Campanha natalina espírita mobiliza centenas de voluntários

publicado: 26/12/2024 09h03, última modificação: 26/12/2024 09h03
2024.12.25 Ação solidária Natal com Jesus © Leonardo Ariel (1).JPG

Ação solidária NatalAções aconteceram em diversos locais da capital paraibana, como no Ponto de Cem Réis com Jesus - Foto: Leonardo Ariel

por Sara Gomes*

Um gesto de amor ao próximo, como prega a mensagem natalina. É com esse princípio que, durante a manhã de ontem, o Grupo Espírita Ave Luz (Geal) mobilizou quase 250 voluntários em mais uma campanha Natal com Jesus. A iniciativa realiza ações solidárias, como doações de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e práticas de acolhimento, levando não apenas o que comer, mas também conforto e palavras de esperança a mil pessoas.

De acordo com o vice-presidente do Geal, Márcio Lucena, o projeto se expandiu ao longo dos anos, passando de uma ação pontual, no Natal, para um trabalho regular, realizado semanalmente. “Natal com Jesus nasceu há 26 anos, com o objetivo de resgatar o verdadeiro sentido, que é o amor e a compaixão. Começamos pequenos, visitando hospitais e levando refeições. Hoje, contamos com centenas de voluntários e o apoio de muitas frentes para alcançar mais pessoas”.

Ice Cristina Gonçalves é baiana, mas escolheu João Pessoa para morar pelo acolhimento que a cidade tem dado. Ela conta que nunca lhe faltou comida, tanto a oferecida pelo grupo, como também a que o governo concede. “Aqui, eu sei que não vai me faltar comida. Tem o Centro Pop ali, que tem onde tomar banho e lavar roupa. Tem também o restaurante popular, que oferece comida um e dois reais. Quem mora na rua não fica com fome nesta cidade”.

Ela é uma das beneficiárias das ações do Geal e falou sobre o impacto dessa iniciativa em sua vida. “Sou grata a Deus e a eles porque fazem tudo com muito amor. É uma bênção. Hoje, a gente recebeu o kit: café com cuscuz e água. Sábado e domingo é sopa, pão e água. À noite, tivemos um jantar especial de Natal”.

Ice também conta que eles chegam oferecendo alimento e fortalecimento espiritual, com orações e músicas para que se sintam acolhidos. “O acolhimento faz toda a diferença. Isso é o que mais aquece o coração. A gente ora junto, ouve uma mensagem e se sente cuidado. Eles nos tratam como convidados especiais,” disse ela, emocionada.

Com a mesma gratidão, Jair Braga, que também participou do Natal com Jesus, conta a importância que a continuidade do acolhimento tem em sua vida. “Essa iniciativa é muito importante porque nos ajuda em momentos de dificuldade. Além do alimento, eles nos dão apoio espiritual e são muito cordiais. Todo tipo de auxílio, se precisar, eles estão sempre aqui conosco”, concluiu.

O Natal com Jesus é apenas uma das frentes de trabalho do Geal. O grupo mantém suas ações durante todo o ano com o apoio de muitos voluntários. “Esse trabalho não é um trabalho do Grupo Espírita Ave Luz e, sim, um trabalho de todos aqueles que têm vontade de ajudar”.

Segundo Lucena, a motivação para a continuidade veio de um pedido de um dos assistidos, anos atrás. “Um deles nos perguntou: ‘Vocês só fazem isso no dia 25?’. Aquilo nos fez refletir, e, desde então, começamos a ampliar o trabalho”.

Parte das atividades realizadas pelo grupo incluem visitas a hospitais, instituições de acolhimento de idosos, como a Vila Vicentina e a Casa de Apoio ao Câncer. Ontem, à noite, a programação encerrou com a ceia natalina itinerante percorrendo locais como Varadouro, Comunidade do S e o Centro de João Pessoa. Além do momento de confraternização, ocorreu um culto ao Evangelho Segundo o Espiritismo.

Para a gestora da Vila Vicentina, Amanda Silva, o ano de 2024 foi muito difícil, mas graças a solidariedade das pessoas, a instituição de acolhimento de idosos conseguiu vencer as adversidades. “Fomos agraciados no mês de dezembro e abençoados com tantas doações que recebemos de vários grupos sociais”.

Além do apoio material, há sempre um momento de prece e mensagem espiritual, segundo Márcio Lucena. “O trabalho nos transforma. Quando vemos a dor do próximo, entendemos que os nossos problemas são pequenos. Infelizmente, não podemos mudar a vida deles, mas oferecer um momento de conforto”, refletiu.

Atualmente, as ações ocorrem semanalmente todo sábado e domingo, servindo cerca de 400 sopas por semana, além de pão e água, afinal, esse trabalho exige bastante recursos. “Cada mês é uma luta. Contamos com doações fixas, do Instagram Sopa Fraterna Francisco de Assis e no próprio Grupo Espírita Ave Luz, mandando mensagens para pessoas próximas, solicitando doações”, comentou Márcio Lucena.

O grupo está sempre aberto para receber apoio e voluntários que queiram participar das ações realizadas semanalmente. Os interessados podem entrar em contato pelo perfil no Instagram (@ge_aveluz).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de dezembro de 2024.