O feriado de Natal foi um dia de muito sol em João Pessoa, o que atraiu diversos moradores e turistas para as praias da capital paraibana. Por toda orla, foi possível encontrar famílias, casais, grupos de amigos e excursões de visitantes que aproveitaram a folga, no meio da semana, para curtir um descanso à beira-mar ou praticar atividades físicas ao ar livre. Sem contar também os comerciantes que aproveitaram o feriado natalino para lucrar.
Na Praia do Bessa, por exemplo, o movimento de banhistas foi intenso. Muitas pessoas ocuparam guarda-sóis e mesas para passar o dia aproveitando o sol e o mar. Esse foi o caso de Paulo Roberto Fernandes, que veio com a família de Brasília, no Distrito Federal, para passar 10 dias na capital paraibana. “Ontem ficamos em casa, para a ceia, e hoje a programação é pegar uma praia, aproveitar esse lugar bonito. Em Brasília, a praia é muito distante, então sempre que a gente tem uma folga, viaja para João Pessoa. Vamos aproveitar todos os dias”, afirma o turista.
Paulo Roberto diz ainda que veio visitar a capital paraibana com a família toda — a esposa, os filhos e o cunhado —, e que a ideia é ainda conhecer outros lugares da cidade. “Além daqui, do Bessa, a gente pretende conhecer outras praias”, destaca.
Já a família de José Ferreira Costa não veio de tão longe: eles são do município paraibano de Boqueirão, mas também aproveitaram o feriado de Natal para viajar e curtir a praia. “Viemos passar o Natal e o Ano-Novo, aproveitar o verão por aqui. Temos um apartamento perto e vamos passar o dia por aqui, na praia, com a minha esposa, meu filho, minha cunhada e meu neto”, afirma.
No caso de Anny Nobre, ela veio de Maceió recentemente para morar na cidade, há apenas três meses. “É o meu primeiro Natal em João Pessoa e minha mãe veio para cá. Ontem fizemos a ceia juntas, longe do resto da família, mas estou gostando da cidade. O Natal daqui está muito bonito e eu hoje trouxe a minha mãe para conhecer as praias. Ela não conhecia a cidade e está conhecendo agora”.
Natural de João Pessoa, Williams Gomes de Oliveira também aproveitou o feriado à beira-mar, com a esposa, filhos, sogros, cunhados e primos. “A gente já é acostumado a vir para cá, e, como temos crianças, também aproveitamos para elas brincarem. Viemos com a família toda passar o feriado juntos”.
Além dos banhistas, o feriado na orla também reuniu pessoas que aproveitaram a data para fazer uma caminhada ou corrida ao ar livre e praticar esportes, como futevôlei e frescobol.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de dezembro de 2024.