Notícias

ORNAMENTAÇÃO FESTIVA

Capital estreia, hoje, iluminação natalina

publicado: 31/10/2025 08h48, última modificação: 31/10/2025 08h48
Além do Centro, decoração estende-se para a orla e outros bairros
2025.10.15 Iluminação Natalina Inicio © João Pedrosa (7).JPG

Montagem das luzes e árvores especiais avança no Parque Solon de Lucena | Foto: João Pedrosa

por Samantha Pimentel*

As luzes e ornamentos natalinos já enfeitam as ruas de João Pessoa. Quem circula por espaços como a Avenida Presidente Epitácio Pessoa e o Parque Solon de Lucena já percebe o colorido das bolas, dos presentes, das árvores e dos Papais Noéis que estão sendo instalados, desde meados de outubro. É só hoje, contudo, que acontece o acionamento oficial da iluminação de Natal na capital, que levará o clima da época festiva também para o Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e de Cabo Branco; o Parque das Três Ruas, no bairro de Bancários; e a Rua dos Sabores, no Miramar. O intuito da Prefeitura Municipal de João Pessoa é transformar os principais pontos da cidade com luzes e cores, fortalecendo o turismo local neste fim de ano.

Entre os diversos elementos da decoração especial, destacam-se uma árvore interativa, que mede 43 m, e a Casa do Papai Noel, ambas montadas no Parque Solon de Lucena, onde o público poderá vivenciar uma experiência imersiva. Em depoimento ao “Jornal Estadual”, da Rádio Tabajara FM, alguns moradores da capital comentaram as primeiras impressões sobre a ornamentação do local. Edmilson Ferreira, que reside no Bairro das Indústrias, mas trabalha no entorno da Lagoa, diz que vem acompanhando a montagem, que avança a cada dia. “Eu acho muito interessante, porque ‘chama’ os turistas, chama a atenção da população. E começou cedo neste ano, desde outubro começaram a acender as luzes. O pessoal gosta muito”, comentou.

O estudante Gabriel Silva, que costuma passar pela área, também relata já ter visto muitas famílias tirando fotos e apreciando a decoração natalina. “Eu acho muito bonito, traz muitas pessoas e crianças para cá, para ver e brincar”, conta. Já Maria do Carmo pontua que, apesar de reconhecer a beleza da ornamentação, acredita que os recursos utilizados poderiam ser aplicados de outras formas. “É muito interessante, tudo decorado, a gente vai caminhando e achando bonito. Porém, acho que é um investimento muito alto, e [a Prefeitura] poderia usar isso para investir em outras coisas. A gente vê tanta escassez por aí, em questão de Educação e outras áreas que precisam”, argumenta.

Impacto

Em recente visita de inspeção às instalações do Parque Solon de Lucena, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, destacou o planejamento antecipado da gestão para a ornamentação natalina da cidade. Ele defendeu que esse investimento trará impacto positivo no turismo e na autoestima da população pessoense. “Durante o fim de ano, João Pessoa atrai um grande número de visitantes, e a Lagoa consolida-se como um ponto turístico ainda mais atrativo. Esse projeto é pensado tanto para o turista quanto para o morador da nossa capital, permitindo que todos contemplem o crescimento e a qualidade de vida da nossa cidade”, afirmou.

Já a diretora de Iluminação Pública da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra-JP), Joyce Alves, detalhou que o projeto traz novidades em relação ao do ano passado. “Os visitantes poderão entrar na árvore de Natal e apreciar a beleza das luzes em seu interior. Também teremos a Casa do Papai Noel na Lagoa e portais iluminados de recepção, espalhados por diversos pontos, criando uma experiência acolhedora e encantadora para a população”, revelou a representante da Seinfra-JP, acrescentando que a ambientação é ideal para registros fotográficos e experiências em família.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de outubro de 2025.