mobilidade urbana

Capital tem novo terminal de ônibus

publicado: 04/07/2024 08h53, última modificação: 04/07/2024 08h53
Equipamento conta com plataforma metálica, cobertura térmica, bancos, sinalização e pistas recapeadas
terminal.jpg

Inicialmente, a reforma estava prevista para ser concluída em dois meses, mas a celeridade da obra antecipou a entrega | Foto: Leonardo Ariel

por Samantha Pimentel*

Quem utiliza o transporte público de João Pessoa e circula pelo Parque Solon de Lucena passou a contar com mais comodidade na hora de embarcar e desembarcar dos ônibus urbanos. Foi entregue, na manhã de ontem, o novo Terminal de Integração de Passageiros da Lagoa, no Centro da capital, fruto de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de João Pessoa e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo e Passageiros (Sintur-JP).

Com a reforma, o lugar ganhou uma nova plataforma metálica, que ampliou a área coberta; vários metros de bancos em alvenaria, para os passageiros se sentarem; pistas recapeadas; drenagem das vias; e placas com a sinalização de paradas e linhas de ônibus. Durante a solenidade de entrega, o prefeito Cícero Lucena destacou a agilidade na entrega da reforma. “A obra estava prevista, inicialmente, para 60 dias, mas a eficiência, a capacidade e a boa vontade da iniciativa privada conseguiram reduzir o prazo para 37 dias”, disse.

O prefeito também enfatizou alguns detalhes que fazem a diferença para quem está à espera da sua condução, como o telhado de material térmico, que contribui para o conforto dos usuários. “O equipamento mais do que triplicou a área coberta para os passageiros, além de proporcionar mais segurança e conforto, com assentos e proteção contra a chuva e o sol”, acrescentou.

"O equipamento mais do que triplicou a área coberta para os passageiros, além de proporcionar mais segurança e conforto"
- Cícero Lucena

Para a diarista Paula Lopes, que pega ônibus todos os dias no Terminal da Lagoa, o que mais chamou a sua atenção na reforma do espaço foi a ampla cobertura da plataforma. “Ficou muito bom. Vai ser bem melhor para esperar os ônibus, a partir de agora”, disse. O estudante Raniere Gomes da Silva também acredita que o novo espaço vai trazer mais conforto. “Melhorou porque, além da cobertura, vou poder esperar meu ônibus sentado”, destacou.

Já a técnica de enfermagem Eliane Maria da Silva disse que a primeira impressão do Novo Terminal foi muito boa e que ela torce para que o espaço continue com essa estrutura. “Espero que continue funcionando bem, pois pego ônibus aqui quase todos os dias. O que mais incomodava era esperar embaixo de chuva e de sol, já que a antiga cobertura era pequena, não protegia bem”, contou.

Além do prefeito, também estiveram presentes, na solenidade de entrega do novo Terminal, parlamentares da Câmara Municipal de João Pessoa, secretários da prefeitura e representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-JP) e das concessionárias de transporte coletivo.

Outras obras

Na ocasião, Cícero Lucena adiantou que outras ações ligadas à mobilidade urbana estão previstas para serem realizadas na capital, em parceria com o Governo do Estado. “Vamos fazer obras em quatro corredores e cinco terminais de integração, nos bairros de Cruz das Armas, Oitizeiro, Cristo Redentor — onde será instalado um terminal, ao lado do Almeidão, com espaço totalmente requalificado — e no Bessa, cujo terminal será ampliado. Há ainda outro terminal, na Avenida Pedro II, que será construído pelo Governo do Estado. Serão investidos R$ 240 milhões, pelo estado, e R$ 160 milhões, pela prefeitura”, disse.

Além disso, o prefeito destacou obras de renovação da malha viária da capital, aquisição de novos ônibus para o município — para renovar a frota, que é a 3a mais nova do Nordeste — e, ainda, o recebimento de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que devem garantir a aquisição de 60 ônibus elétricos para João Pessoa. Cícero também acrescentou que, junto com a CDL-JP, está buscando diálogo para ordenar o mercado dos vendedores ambulantes. Segundo ele, a proposta é que esses trabalhadores ocupem um espaço destinado a esse tipo de comércio, na Rua Treze de Maio, também no Centro da capital.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 04 de julho de 2024.