reciclagem

Festa junina produz 16 toneladas de latinhas

publicado: 04/07/2024 09h09, última modificação: 04/07/2024 09h09
Divulgacao-Novelis.jpg

Ciclo da lata dura em torno de 60 dias, entre ser comprada pelo consumidor e voltar ao mercado | Foto: Divulgacao/Novelis

Dezesseis toneladas de latinhas de alumínio foram produzidas durante a realização d’O Maior São João do Mundo. Além da festa campinense, que aconteceu de 29 de maio a 30 de junho, o evento privado Soul João, realizado em Lagoa Seca, entre os dias 20 e 23 do mês passado, também teve coleta de material. Todas essas latinhas foram compradas pela empresa Novelis, líder global em laminação e reciclagem de alumínio.

Durante os 33 dias de forró na Rainha da Borborema, a coleta do material foi realizada pelo Centro de Coleta Regional de João Pessoa (CCJP), em parceria com o Projeto Recicla São João, que conta com o apoio da Prefeitura de Campina Grande. Além disso, mais de 55 catadores de materiais recicláveis autônomos trabalharam no evento. Depois da separação, o material foi destinado para o Centro de Coleta da Novelis de João Pessoa. De lá, seguirá para a fábrica da empresa, em Pindamonhangaba (SP), considerada o maior Complexo de Laminação e Reciclagem de Alumínio do mundo.

De acordo com Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da empresa, a reciclagem é uma responsabilidade e um compromisso assumido pela empresa em escala nacional. “Atualmente, atuamos com Centros de Coleta em todo o Brasil, aproximando a indústria dos elos iniciais da cadeia da reciclagem e proporcionando o reaproveitamento de latinhas de alumínio em grandes eventos de diferentes regiões”, disse. Desde 2022, a Novelis é responsável pela reciclagem das latinhas do São João de Campina Grande. Nesses dois anos, foram sete e 10 toneladas de latas, respectivamente, que retornaram à cadeia produtiva. “Neste ano, registramos um aumento de 50%. São grandes passos a caminho de um mundo cada vez mais sustentável”, ressaltou.

Estrutura

Atualmente, a empresa possui 15 centros de coleta, distribuídos em pontos estratégicos do Brasil. Esse modelo, criado para ampliar a coleta de latas, é considerado pioneiro no país.

Nesses locais, as cooperativas e demais fornecedores vendem a sucata de alumínio, que, posteriormente, é enviada à fábrica de Pindamonhangaba, onde será realizada a reciclagem. O local conta com capacidade de 720 mil toneladas/ano para a laminação e 500 mil toneladas/ano para a reciclagem.

A possibilidade de ser reciclado infinitas vezes sem perder as suas propriedades é uma das características do alumínio que contribuem para o sucesso da circularidade da latinha de bebida. O ciclo dela dura em torno de 60 dias — do momento em que os consumidores escolhem uma bebida em lata na prateleira do mercado até aquele em que ela volta para o comércio.

Impacto

Líder na produção de soluções inovadoras de alumínio laminado e maior recicladora de alumínio no mundo, a Novelis idealizou o movimento Liga da Reciclagem, que sugere uma transformação real no planeta, por meio da economia circular. Tendo como foco a reciclagem do alumínio, a Liga busca o engajamento e o fortalecimento dos elos da cadeia — sociedade, cooperativas de reciclagem, catadores, varejo e indústria — para criar oportunidades, impulsionar escolhas sustentáveis e impactar positivamente o mundo.

A ambição da empresa é ser a principal fornecedora de soluções de alumínio sustentáveis e de baixo carbono, no intuito e alcançar uma economia totalmente circular, por meio de parcerias com os fornecedores e clientes das indústrias aeroespacial, de transportes, de embalagens, da construção civil e de eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 04 de julho de 2024.