A experiência de contato direto com a natureza no Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM), em João Pessoa, agora poderá ser vivida por ainda mais pessoas. Com a chegada de duas cadeiras Julietti, equipamentos que permitem o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção a trilhas de alta complexidade, as atividades oferecidas no espaço tornam-se mais inclusivas e acessíveis. A novidade foi apresentada, ontem, em solenidade que marcou as comemorações dos 25 anos de criação do Jardim Botânico.
A entrega foi celebrada com emoção pelos dois primeiros usuários: a psicóloga e servidora pública Diara Gouveia e o jovem Valdir Valber. “Nunca fiz trilha. Minha primeira experiência é essa, e acho muito importante. É uma ferramenta essencial para que a pessoa com deficiência entenda que pode ocupar qualquer espaço. Ter esse contato com a natureza, com qualidade de vida, é fundamental”, afirmou Diara.
O tenente Valdir, da Polícia Militar, fez questão de acompanhar o filho Valdir Valber na experiência de teste das cadeiras inclusivas. “Esse é um instrumento que vem trazer a oportunidade de pessoas cadeirantes entrarem em áreas de mata e apreciarem nosso meio ambiente. Conheço essa área há mais de 30 anos e, hoje, ver meu filho tranquilão nesse equipamento me emociona muito”.
O Jardim Botânico tornou-se a primeira Unidade de Conservação da Paraíba — e a segunda do Nordeste — a receber o equipamento, adquirido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), de acordo com o coordenador do espaço, Bruno de Assis. “Há algum tempo, recebemos um grupo de estudantes para fazer trilha aqui, mas um deles era cadeirante e não pôde acompanhar o grupo. Fiquei ao lado dele, aguardando os colegas voltarem, mas me bateu uma vontade grande de mudar aquela situação. Hoje, essa vontade se tornou realidade. Não tem nada que pague a satisfação de tornar esse espaço mais acessível a todos”, comemorou, emocionado.
Com a chegada das cadeiras Julietti, o Jardim Botânico reforça sua vocação como espaço de preservação ambiental, lazer e cidadania, ampliando a oportunidade de que todos possam desfrutar plenamente do contato com a natureza, “enxergando a biodiversidade que todos nós deveríamos ver no dia a dia”, como reforçou o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti.
O secretário-executivo do Desenvolvimento Sustentável, Radoméccio Leite, considerou o momento um divisor de águas para as pessoas com necessidades especiais. “O Governo da Paraíba é um governo de inclusão, e a ideia é expandir esse recurso para outras unidades de conservação”, complementou.
Tecnologia nacional
A cadeira Julietti foi desenvolvida pelo paulista Guilherme Cordeiro para uso de sua esposa, Juliana Tozzi, que desenvolveu uma doença rara e irreversível que comprometeu severamente a coordenação motora e a fala. O equipamento permitiu que Juliana continuasse fazendo trilhas de difícil acesso e funcionou tão bem que deu origem à empresa Julietti Tecnologia Assistiva, que fabrica e comercializa esse e outros equipamentos que permitem acessibilidade em atividades ao ar livre. A cadeira é desmontável, fácil de transportar, possui apenas uma roda com pneu de borracha e amortecedor e necessita de dois operadores, além do passageiro. O assento fica a 1 m de altura, possui encosto e cinto de segurança.
Programação
A programação do aniversário de 25 anos do Jardim Botânico seguiu até o fim do dia e contou ainda com trilhas educativas, oficinas e visitas guiadas, como a atividade “Fotografando a biodiversidade da Mata do Buraquinho” e a oficina “Mini horta sustentável: cultivando no bambu”. Houve, ainda, a visita guiada ao meliponário para observação de abelhas e da atividade “Botânica para todos: conhecer para conservar”, conduzida pelo grupo Foco na Botânica, projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
O Jardim Botânico está localizado na Avenida Dom Pedro II, no bairro da Torre, em João Pessoa. Antes, o espaço era conhecido como Mata do Buraquinho, considerada um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica natural em área urbana do Brasil. A área possui cerca de 515 hectares, dos quais 343 abrigam o Jardim Botânico.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de agosto de 2025.