Projeto que reservava para os ciclistas trecho da avenida aos domingos está suspenso devido a obras de requalificação na via

Ciclofaixa na Epitácio Pessoa será retomada após o Carnaval

publicado: 25/11/2021 08h32, última modificação: 25/11/2021 08h32
2021.11.19_ciclofaixa epitacio pessoa © roberto guedes (8).JPG

Obras na Epitácio Pessoa prosseguirão até março, quando a ciclofaixa, suspensa inicialmente devido à pandemia, será reativada

tags: Ciclofaixa , Epitácio Pessoa , Retomada , após o Carnaval

por Sara Gomes*

O retorno do projeto Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de João Pessoa está previsto para depois do Carnaval, em razão da grande demanda de eventos em fevereiro e do tempo suficiente para organização da equipe e da sinalização. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), o projeto foi suspenso em março do ano passado em decorrência da pandemia, mas também para dar celeridade à obra de requalificação da Avenida Epitácio Pessoa, prevista para ser concluída em fevereiro de 2022.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), a obra de requalificação da Avenida Epitácio Pessoa, iniciada em dezembro de 2019, encontra-se em execução e está na altura do cruzamento com a Avenida Tito Silva. Já foram executados seis quilômetros de calçadas. A Semob- JP esclarece que as obras de requalificação da Epitácio inviabilizam o retorno da ciclofaixa, pois os entulhos ocupam a faixa. Se isolar outra faixa para bicicletas restará apenas uma para carros, ônibus e motos, prejudicando o trânsito e ocasionando insegurança.

O superintendente da Semob, George Morais, afirma que a instituição está totalmente engajada em transformar João Pessoa em uma das capitais brasileiras do esporte, tanto é que implementou em agosto o circuito de ciclismo com mais de sete quilômetros na PB-008. “Um dos melhores espaços para a prática do esporte de alto rendimento, inclusive palco para a bem sucedida prova internacional Gran Fondo”, declarou.

Ciclistas sentem falta

Os ciclistas sentem falta do pedal de domingo da Epitácio Pessoa, mas compreendem que a requalificação da Epitácio Pessoa beneficiará a mobilidade urbana da cidade. O ciclista Damião Toscano, 45 anos, pedala desde os 15 anos. Hoje integra o grupo de pedal Amigos de Mangabeira 7(M7) no qual participam ciclistas dos bairros dos Bancários, José Américo, Valentina, em média 40 a 60 pessoas. Esse grupo se reúne para pedalar à noite nas terças e quintas-feiras, a partir das 20h.

“Sempre passamos pela Epitácio Pessoa no percurso. Quando a obra for concluída pretendemos utilizar a ciclofaixa do domingo, pois é bastante agradável andar no horário reservado aos ciclistas”, declarou. Ele revela que Prefeitura de João Pessoa está ofertando mais uma opção de ciclismo, do farol de Cabo Branco até a Praia de Jacarapé.

O presidente do Pedal Jampa, André Nascimento, conhecido como “Pirulito”, revela que a categoria dialoga constantemente com a atual gestão, tendo a maioria das suas reivindicações atendidas. “Estamos aguardando a conclusão da obra e nos foi informado que a previsão da obra é concluir no início de 2022. Essa obra facilitará a mobilidade urbana de todos, por isso vale o tempo de espera”, afirmou.

Por fim, o superintendente George Moraes ressalta a importância dessa obra no tocante à acessibilidade, beneficiando principalmente deficientes físicos, visuais e idosos. “Estamos colocando o piso tátil nas calçadas e eliminando os obstáculos para que essa população possa se locomover com mais segurança e de forma independente. As calçadas estavam cheias de degraus e todas irregular”, afirmou. Essa licitação também abrange a instalação de 40 abrigos de ônibus, permitindo uma coberta confortável aos usuários do transporte coletivo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 25 de novembro de 2021