águas de março

Cidades da Paraíba superam média de volume de chuvas

publicado: 23/03/2023 13h27, última modificação: 23/03/2023 13h27
Aesa-PB aponta que, pelo menos, cinco municípios acumulam precipitações históricas para o período
transtonos_das_chuvas-ladeira_mangabeira-valentina-foto-edson_matos  (47).JPG

Precipitações devem continuar nas regiões do Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú da Paraíba - Foto: Edson Matos

por Lucilene Meireles*

Além das chuvas no Litoral da Paraíba, municípios do Alto Sertão, Sertão, Cariri e Curimataú têm registrado precipitações. Entre as regiões, cinco cidades possuem chuvas acima do volume da média histórica, de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB).

Nos primeiros 21 dias deste mês, Cajazeiras registrou 322mm de chuvas, superando a média de 252mm; Vista Serrana aparece na sequência com 285mm, da média de 150,8mm; em Brejo do Cruz choveu 274,4mm, com média de 212,2mm; Catolé do Rocha ultrapassou a média de 235,1mm, chegando a 259,7mm; por fim, Serra Branca teve 255,9mm, com uma média de 110,8mm.

“Esses dados somados com as chuvas entre os dias 21 e 22, com certeza, vão aumentar porque choveu nessas regiões”, ressaltou a meteorologista da Aesa-PB, Marle Bandeira.
A meteorologista ressaltou que esse volume de precipitações está dentro da média prevista pela Aesa-PB no mês de dezembro, quando foi emitido o boletim com previsão trimestral informando que as chuvas iriam variar de normais a acima do normal.

Essas regiões estão em pleno período chuvoso – fevereiro a maio – e, portanto, as chuvas são consideradas normais.

Considerando o período de 24h, entre as 7h da terça-feira e 7h de ontem, os maiores volumes de chuvas, acima de 80 milímetros, foram registrados em São Bento, com 115,9mm; Cuité, 98,4mm; açude de Lagoa do Arroz, em Cajazeiras, 93,4mm; Cachoeira dos Índios, 92,4mm; Riachão, 91mm; Vista Serrana, 83,5mm; Nova Floresta, 83mm; São Bento, 80mm.

Somados aos demais dias do mês, o volume sobe ainda mais. Em São Bento, no Sertão, por exemplo, registrou 437,8mm de 1o a 22 de março.

O volume é considerado normal para as regiões. Já para o Litoral, segundo a meteorologista, o período mais chuvoso é de abril a julho. Uma reunião para realizar a previsão para a faixa Leste será realizada hoje. Marle Bandeira ressaltou que choveu em torno de 28,8mm em João Pessoa na terça-feira (21). “Como a chuva foi intensa num pequeno período de tempo, realmente provoca alagamento rápido. É diferente chover 30mm em uma hora e chover 30mm em um dia. Quando acontece em uma hora, o transtorno vai realmente ocorrer”, enfatizou.
A meteorologista afirmou ainda que essas chuvas são normais no Litoral, onde sempre há registro de precipitações. Ela disse ainda que podem ocorrer chuvas a qualquer hora nos próximos dias, com possibilidade de raios e trovões. Existe ainda a perspectiva de chuva até o final do mês para as regiões do Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú.

Trimestral
Conforme o previsão trimestral da Aesa-PB, no período de janeiro a março, as chuvas devem ficar entre normais e acima da média histórica no Semiárido paraibano, que envolve as regiões do Alto Sertão, Sertão e parte do Cariri e Curimataú.

A mesma previsão mostra que no Litoral, Brejo e Agreste, o período chuvoso se concentra de abril a julho.

Paraíba tem 22 açudes em situação crítica por falta de precipitações

Na Paraíba, segundo a Aesa-PB, 22 reservatórios estão em situação crítica. Isso significa que esses açudes estão com menos de 5% da sua capacidade de armazenamento. A situação é mais grave nos Açudes São José IV, em São José do Sabugi; São Mamede, em São Mamede; Sabonete, em Teixeira; Riacho de Santo Antônio, no município homônimo; Bastiana, em Teixeira, que secaram.

O Açude São Francisco II, na cidade de Teixeira, tem 0,81% de sua capacidade de armazenamento. Já no município de Picuí, a situação também é preocupante, já que o Açude Várzea Grande tem 0,16% do volume total.

Por outro lado, quatro açudes estão sangrando. São eles: Vazante, localizado no município de Diamante; São José II, em Monteiro; Cafundó, na cidade de Serra Grande; e Bom Jesus, no município de Carrapateira.

Índice pluviométrico - janeiro a março

• Litoral - Tem média histórica de 354,0mm, podendo variar em mais ou menos 25%. Ou seja, de 265,5mm a 442,5mm;

• Brejo - A média histórica é de 276,1 e pode variar de 207,1mm a 345,2mm;

• Agreste - A região tem média histórica de 198,0mm, podendo variar de 148,5mm a 247,5mm;

• Cariri/Curimataú - Com média histórica de 204,0mm, o volume de chuvas na região pode variar de 153,0mm a 255,0mm;

• Sertão - Tem média histórica de 385,6mm, variando de 289,2mm a 482,0mm;

• Alto Sertão - A média histórica de 480,3mm pode variar entre 360,2mm a 600,4mm.

Situação dos açudes - Paraíba

• Quatro reservatórios estão sangrando

• 86 estão em situação de normalidade - com volume superior a 20% da capacidade

• 23 em observação - com menos de 20% do volume total

• 22 em situação crítica, com menos de 5% da capacidade

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 23 de março de 2023.