Viaduto do Cristo

Colocação das 10 vigas em fase final

publicado: 26/03/2024 09h34, última modificação: 26/03/2024 09h34
Com a conclusão do serviço, tem início a implantação do tabuleiro da ponte e depois a concretagem
1 | 2
No sábado, teve início o transporte e içamento das 10 vigas que dão sustentação à estrutura. Cada uma tem 30 metros de comprimento e pesa cerca de 60 toneladas. Previsão é que esse serviço seja concluído hoje | Fotos: Roberto Guedes
2 | 2
WhatsApp Image 2024-03-26 at 09.32.42.jpeg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 09.31.51.jpeg

por Samantha Pimentel*

As obras do viaduto que está sendo construído pelo Governo do Estado da Paraíba na BR-230, em João Pessoa, ligando o bairro de Água Fria à Rua Presidente Raniere Mazzili, no Cristo Redentor, avançaram para uma nova etapa. No sábado passado, foi iniciado o içamento e transporte das 10 vigas de apoio, cada uma com 30 metros de comprimento e 60 toneladas.  A previsão é de que o procedimento seja concluído hoje, segundo informações da equipe responsável pela execução da obra.

Durante esta etapa, estão sendo utilizados quatro guindastes, sendo dois para colocação das vigas nas carretas para transporte até o local da construção, e outros dois para o içamento no viaduto. Segundo o gestor da obra, o engenheiro Francisco Romário, essa é mais uma etapa importante para a conclusão do viaduto de Água Fria.

Obra, cuja extensão total é de um quilômetro, deverá beneficiar 800 mil pessoas. Entrega está prevista para o mês de junho

“Essa é uma etapa de montagem das vigas pré-moldadas, são vigas de 30 metros, 60 toneladas cada. Essas vigas serão transportadas aqui do canteiro, próximo à Ceasa, até o destino na ponte que fica em frente ao Centro Administrativo Municipal. Após essa etapa, que é uma etapa dos elementos pré-moldados, vamos iniciar o tabuleiro da ponte, em seguida as concretagens. A segunda etapa,  já iniciada, é a elevação do viaduto em terra armada, e todos os elementos de terra armada estão prontos aqui no canteiro”, destacou.

Investimentos

O viaduto de Água Fria é uma obra realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, através do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), e terá cerca de um quilômetro de extensão. O investimento é de R$ 35,6 milhões, através de recursos próprios do Estado, e estima-se que o viaduto irá beneficiar mais de 800 mil habitantes, sobretudo a população de João Pessoa que reside na zona sul do município.

Polícia Rodoviária Federal faz bloqueios temporários na via

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), estão sendo realizados bloqueios temporários no local, na via sentido João Pessoa-Bayeux, através de intervenções breves no tráfego, com duração de até cinco minutos cada, para permitir a passagem das carretas e transporte das vigas.

Nos intervalos entre os transportes de cada viga, o trânsito é liberado, evitando maiores transtornos. A PRF também destaca que, durante a realização desse procedimento, e até a finalização da obra de uma forma geral, é importante que os motoristas que transitam pelo local fiquem mais atentos ao trânsito.

A conclusão da obra está prevista para junho deste ano, e deve facilitar o trânsito entre os bairros do Cristo Redentor, Ernesto Geisel, José Américo e Mangabeira, além do tráfego na BR-230, entre o Estádio Almeidão, Centro Administrativo Municipal da Prefeitura de João Pessoa, Empasa e sede da Polícia Rodoviária Federal, trazendo mais comodidade aos motoristas que transitam por esses locais, sobretudo em horários de pico.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de março de 2024.