Potencializar e fortalecer o fluxo turístico entre São Paulo e a Paraíba, a partir de João Pessoa. Esse foi o objetivo que levou a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) a iniciar, pela capital paraibana, o roadshow Meu Destino é São Paulo, promovendo um intercâmbio com o estado considerado o maior emissor de turistas para a Região Nordeste.
O evento foi realizado na última quarta-feira (6), no Ville des Plantes, no bairro Bessa, contando com a presença do titular da Setur-SP, Roberto Alves de Lucena — filho de um paraibano do município de Taperoá —, além de representantes do mercado turístico na Paraíba e de jornalistas especializados no setor. Na ocasião, o secretário de Turismo de São Paulo informou que tem dialogado com a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) da Paraíba, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, ao mesmo tempo em que mantém contato com os operadores turísticos e agentes de viagens locais para divulgar o estado sudestino.
“Entregamos a esses profissionais ferramentas para que possam trabalhar com as operadoras na estruturação de pacotes de viagens para São Paulo. Isso fará com que eles possam ter, nas prateleiras, o melhor para oferecer aos seus clientes, seja aqueles que desejam fazer uma viagem a lazer, de entretenimento, negócios, saúde e bem-estar, turismo religioso ou gastronômico — o que São Paulo tem a oferecer”, explicou Roberto.
De acordo com o representante da Setur-SP, São Paulo recebeu, no ano passado, mais de 49 milhões de turistas, dos quais 2,3 milhões foram estrangeiros. Ele disse crer que, apesar de a Paraíba não constar entre os maiores emissores de visitantes para o estado, sua participação nessa lista tende a aumentar, à medida que o próprio turismo paraibano se expandir — como, aliás, já vem ocorrendo, conforme Roberto reconhece. “O turismo da Paraíba subiu a régua no país, e esse é um momento estratégico para que possamos levar mais turistas para João Pessoa, assim como para que os paraibanos possam visitar São Paulo”, pontuou.
Potenciais
Além de concentrar 70 roteiros somente na capital paulista, o estado de São Paulo abriga 144 municípios de interesse turístico. “Eles se congregam numa associação que recebe recursos do Governo de São Paulo, que está investindo muito em infraestrutura. Nesse momento, nós temos mais de R$ 30 bilhões de investimentos em todas as regiões do estado, melhorando ainda mais as estradas. Das 10 melhores rodovias do país, nove estão em São Paulo. Lá, temos também o maior porto da América Latina”, apontou o secretário, referindo-se ao Porto de Santos.
Em relação à conectividade aérea, São Paulo possui os três aeroportos mais importantes do Brasil: Congonhas, Guarulhos e Viracopos, na cidade de Campinas. Roberto frisou que, também nesse âmbito, estão sendo aplicados mais recursos. “Estamos investindo, por exemplo, em Sorocaba, onde o aeroporto está sendo internacionalizado. Iniciamos a construção do aeroporto de Olímpia, que, dentro de três ou quatro anos, será outro destino interessante, porque será possível sair de João Pessoa e ir direto para Olímpia. Nós também estamos concluindo as obras do aeroporto do Guarujá, no Litoral paulista. Então, teremos a possibilidade de sairmos daqui para o Litoral Sul de São Paulo, diretamente para a Baixada Santista”, projetou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de agosto de 2025.