Começa a ser montada infraestrutura do São João de CG

publicado: 13/04/2023 15h17, última modificação: 13/04/2023 15h17
Empresa responsável pela festa divulgou a chegada de estruturas metálicas e início dos trabalhos operacionais
LJ_01787.jpg

Até o momento, apenas a montagem do Parque do Povo foi iniciada; festa contará com mais sete polos e um distrito com programação - Fotos: Codecom-CG

por Ana Flávia Nóbrega*

Tido como um dos destino mais procurados no Brasil durante o mês de festas juninas, O Maior São João do Mundo começou, ontem, a ganhar vida. O Parque do Povo, espaço dedicado para a festa, recebeu o material metálico para a montagem da infraesturura do evento.

Ainda ontem, a empresa organizadora do São João 2023 de Campina Grande, Arte Produções de Eventos Artísticos e Locações Ltda, de Fortaleza-CE, apresentou a proposta do layout da festa para os órgãos públicos responsáveis por garantir a segurança dos forrozeiros.

No documento apresentado aos representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, a tradicional estrutura com cidade cenográfica e disposição de bares, restaurantes e palco inferior estarão mantidos. A tradicional fogueira estará localizada ao lado da pirâmide.

Uma das principais mudanças é a localização dos camarotes, que não terão acesso a área do palco, como foi antecipado pelo prefeito da cidade, Bruno Cunha Lima, como proposta para manter o povo mais próximo da festa. Seguindo a ideia, os camarotes estarão localizados em uma área lateral do espaço de shows. O documento com a proposta de layout será analizada pelos órgãos responsáveis.

A festa, que celebra os 40 anos de história neste ano, ocorre de 1o de junho a 2 de julho com mais de mil horas de shows distribuídos nos oito polos, 10 palcos e mais de 500 apresentações. A programação completa foi divulgada há uma semana.

Os projetos arquitetônicos do Parque do Povo e outros locais da festa foram assinados pelo arquiteto Roberto Pamplona, premiado nacionalmente, pensando na inclusão, conforto e beleza para todos os presentes.

O “Quadrilhódromo”, polo localizado na Estação Velha, é a grande novidade para abrigar de forma mais confortável as apresentações das quadrilhas juninas e, também, tornar-se mais um ponto turístico de visitação na cidade.

Outros locais, como o Parque da Criança e a Vila do Artesão, também receberão decoração temática. Assim como o distrito de Galante. Através das redes sociais, a Arte Produções declarou que Campina Grande começará a receber, nos próximos dias, as cores do São João.

A empresa cearense, que promove a edição de 40 anos do Maior São João do Mundo, também é responsável pela montagem, manutenção, cenografia, desmontagem da infraestrutura, palcos, som, iluminação, projetos de acessibilidade e arquitetônicos, captação de patrocínio, show de drones, site e aplicativo.

O grupo que assina a realização também completa seus 40 anos de mercado neste ano e vem divulgando a festa de Campina Grande como um dos principais eventos do país e “o melhor São João” da história.

Cadastro de grupos e quadrilhas é iniciado

Quadrilha CG Foto Codecom PMCG.jpg
Inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de maio de forma on-line, por telefone ou presencial

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), abriu o cadastramento das quadrilhas juninas e grupos folclóricos para a formação do calendário de apresentações durante O Maior São João do Mundo. Os cadastros foram iniciados ontem e estarão disponíveis até o dia 12 de maio.

As inscrições podem ser realizadas de forma on-line, através de formulário disponibilizado pela pasta (no QR Code); de forma presencial na sede da Secult, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; ou via telefone, no número 3322-5285.

A agenda cultural será formada para apresentações na Pirâmide do Parque do Povo, bem como no Quadrilhódromo, que estará localizado na Estação Velha.

Em 2022, diversas quadrilhas se apresentaram durante o São João de Campina Grande, não apenas as que integram a Associação das Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju-CG), e formam o já conhecido Festival de Quadrilhas Juninas, mas também as que atuam em escolas, bairros e comunidades campinenses.

Junto a isso, quadrilhas de Brasília, Pernambuco, Alagoas e diversos municípios da Paraíba também realizaram apresentações e integraram a programação cultural dos festejos.

Para 2023, além das Quadrilha Juninas, o cadastramento foi ampliado para atrair os Grupos Folclóricos que intencionam realizar seus espetáculos na programação oficial. Os grupos folclóricos são responsáveis por manter vivas as tradições culturais da região, com apresentações de danças típicas, como o coco, o xaxado, o forró e a ciranda.

“A presença das quadrilhas juninas e grupos folclóricos é essencial para a promoção e valorização da cultura regional, contribuindo para o fortalecimento da identidade e autoestima dos habitantes de Campina Grande e região, além de atraírem turistas de todas as partes do país. Essa formação de calendário cultural é primordial para que haja o enaltecimento destes trabalhos, e o fortalecimento da cultura popular, que é o foco da gestão”, salientou Giseli Sampaio, secretária de Cultura de Campina Grande.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 13 de abril de 2023.