Notícias

Influenza

Meta é vacinar 1,5 milhão de pessoas

publicado: 11/04/2023 14h07, última modificação: 11/04/2023 14h07
Número representa 90% do público-alvo, que inclui, entre outros, idosos, trabalhadores da saúde e gestantes
Vacinação influenza.jpeg

Um total de 128 mil doses do imunizante foi distribuído para os 223 municípios do estado para o início da vacinação dos grupos prioritários no momento - Foto: Secom/PB

por Ítalo Arruda*

Começou, ontem, a 25a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Na Paraíba, a meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é imunizar 90% dos grupos prioritários, cuja população estimada é de, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas. Para esta fase da campanha – que seguirá até o dia 31 de maio – foram distribuídas aos 223 municípios o total de 128 mil doses do imunizante contra a gripe, o equivalente a cerca de 8,5% do público-alvo. Ao todo, serão mais de mil postos de vacinação em todo o estado.

De acordo com informações da equipe da Coordenação Estadual de Imunização da SES, os municípios de João Pessoa e Campina Grande receberam, respectivamente, 25.810 e 11.480 imunizantes, correspondendo as maiores quantidades de doses da vacina. As duas cidades também possuem o maior número de pessoas com prioridade para a vacinação, sendo 303.764 na capital e 135.024 pessoas na Rainha da Borborema.

De acordo com informações da SES, a Paraíba terá mais de mil salas de vacinação no estado

Além de idosos com idade a partir dos 60 anos, compõem os grupos prioritários trabalhadores da saúde, crianças com idade entre seis meses e seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos, e adolescentes e jovens com privação de liberdade. A imunização dos grupos prioritários, segundo a SES, será realizada em uma única etapa.

A operacionalização de envio das doses é realizada através de pautas de distribuição, considerando os quantitativos entregues pelo Ministério da Saúde e a população proporcionalmente contemplada.

“Toda a Paraíba vai contar com mais de mil postos de vacinação não só contra a Influenza, mas também contra a Covid-19, que já está com a vacina bivalente disponível para todos os grupos prioritários”, destacou o secretário de Saúde, Jhony Bezerra. Além disso, todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estarão disponíveis no estado.

Multivacinação ocorre neste sábado em toda a Paraíba

O Dia D da Vacinação contra a Influenza será realizado no próximo sábado. Embora o principal objetivo seja a imunização contra a gripe, a fim de reduzir número de casos e complicações decorrentes da infecção pelo vírus, neste dia a população paraibana também poderá ser vacinada contra outras doenças.

“O Dia D de Multivacinação é importante para que toda população possa comparecer aos mais de mil postos em toda a Paraíba, atualizar o calendário vacinal com as vacinas de rotina disponíveis, e, assim, seguir protegida”, ressaltou Jhony Bezerra.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 11 de abril de 2023.