A Avenida Hilton Souto Maior, na cidade de João Pessoa, passa atualmente pela primeira etapa das obras de requalificação com alargamento da via. Esta fase ocorre no canteiro central (próximo à Empresa AeC), no bairro José Américo, sentido BancáriosViaduto do Cristo. De acordo com a diretora de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Isabel dos Santos, a intenção é requalificar toda a avenida com o objetivo de promover o melhoramento do fluxo viário.
Com um prazo de execução estimado em 12 meses, o projeto, elaborado pela Secretaria de Infraestrutura tem um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões e entre as intervenções previstas, nesta primeira etapa, estão a ampliação da faixa de rolamento, faixa exclusiva para ônibus, ciclovias, calçadas, piso intertravado e piso tátil, sistema de iluminação ornamental e empraçamentos na extensão de 1.305 metros de via.
A segunda etapa, por sua vez, contempla a construção de playgrounds, mesas para jogos, aparelhos para atividades físicas, além de bancos para descanso e contemplação. “Nosso contrato é referente ao trecho um ( que compreende da BR até a Central de Comercialização de Agricultura Familiar - Cecaf). O restante da avenida atualmente está em estudo e, portanto, ainda não tem como dizer quantas etapas virão”, observa a diretora de obras da Seinfra, Isabel dos Santos.
No dia 24 de agosto deste ano, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, assinou a ordem de serviço do início da primeira etapa do projeto para a Avenida Hilton Souto Maior ganhar novas faixas para o trânsito e se tornar um Parque Linear.
O serviço, conforme anunciou o gestor, tem o objetivo de tornar esta via mais eficiente para a mobilidade urbana, passando de duas para três faixas nos dois sentidos, além de se transformar em Parque Linear, oferecendo espaços de convivência e paisagismo. Além disso, o prefeito afirmou que está sendo criada uma nova entrada na cidade, requalificando a Avenida Hilton Souto Maior, para torná-la um Parque Linear, no mesmo padrão dos outros parques que a Prefeitura da capital está construindo.
Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço, o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, ressaltou que a empresa já estava instalada e já havia avanços no projeto executivo. Acrescentou ainda que esta é uma obra que a Secretaria Municipal de Infraestrutura iria acompanhar de perto, para entregar para a população o mais rápido possível.
Em relação ao Parque Linear, a diretora de Obras da Seinfra explicou que é chamado “Parque Linear” porque trata-se da urbanização e empraçamento ao longo do trecho. “Teremos dois empraçamentos maiores e a urbanização de todo o canteiro com construção de nova ciclovia”, completou Isabel dos Santos.
A requalificação da Avenida Hilton Souto Maior, conforme a diretora, está integrada a outras intervenções em mobilidade urbana que a Prefeitura de João Pessoa vem realizando para atender as demandas da Zona Sul, a região com maior crescimento populacional da capital nos últimos anos. Assim, esta obra faz parte dos projetos de requalificação de vias visando ao mesmo tempo, resolver questões de mobilidade urbana e entregar parques pela cidade.
Entre os exemplos estão o Parque da Cidade, já em execução no Aeroclube e o das Três Ruas, também em andamento nos Bancários. “Iniciamos ainda o Parque Linear do Valentina, cujas obras foram autorizadas no dia 23 de agosto, e outros já estão em estudo”, ressaltou.
Outros exemplos de obra de mobilidade urbana na Zona Sul de João Pessoa foi realizada no Geisel, bairro no qual a rotatória no cruzamento da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek com as ruas Abelardo Targino da Fonseca e Manoel Francisco buscou, de acordo com o projeto, acabar com os congestionamentos e melhorar a fluidez do trânsito. Além deste trabalho, o Terminal de Integração do Valentina foi inaugurado para interligar a Zona Sul com o Centro e outras regiões da cidade, atendendo as pessoas que utilizam o transporte público no município.
Ainda na Zona Sul, a Prefeitura criou um corredor para ligar os bairros José Américo e Mangabeira. A pavimentação em asfalto de 14 vias, somando cerca de dois km, conectando a Avenida Hilton Souto Maior, a partir da Rua Genival de Oliveira, no José Américo, e a Praça do Coqueiral, em Mangabeira.
População aguarda melhorias no trânsito com as intervenções na via
Luciano Preder mora no bairro José Américo e todos os dias percorre de bicicleta a Avenida Hilton Souto Maior. Para ele, a obra na via irá beneficiar diretamente os condutores que enfrentam diariamente os congestionamentos na área, especialmente aqueles que saem do bairro de Mangabeira, mas, também irá ajudar os pedestres e ciclistas promovendo mais segurança. “O trânsito aqui nos horários de pico é bem caótico e acredito que esse trabalho deve ajudar bastante”, afirmou.
No entanto, ele acredita que outros trabalhos também são necessários para o bairro, como o calçamento de ruas que ainda não foram realizados e que precisam ser feitos com urgência, principalmente pensando na segurança de idosos e pessoas com deficiência. “Tem muitas ruas no bairro que foram calçadas após a assinatura da ordem de serviço, mas outras estão esperando anos para serem calçadas. Essa é uma prioridade também porque tem pessoas com cadeiras de rodas que precisam passar pela rua para chegar a um posto de saúde, por exemplo”, opinou.
Isaías Alves, por sua vez, há seis anos tem um ponto comercial na frente da avenida onde vende frutas e legumes e acredita que a obra hoje gera alguns transtornos no trânsito, como a maior quantidade de congestionamentos. No entanto, serão problemas passageiros diante da melhoria que pode ocorrer no local. “Realmente, ocorrem transtornos, mas será para a melhoria do trânsito. Aqui, é bem congestionado tanto no início da manhã como no final da tarde. Acho que a obra vai ajudar”, comentou.
O autônomo Emanno Araújo, mora no Geisel e de moto percorre diversos bairros de João Pessoa, buscando rotas alternativas para economizar o tempo de percurso. Para ele, a obra na Hilton Souto Maior vai melhorar o fluxo de veículos tanto nos bairros das proximidades (Geisel, José Américo, Água Fria e Mangabeira) como o acesso a outras regiões da capital, incluindo a BR-230. “Esta é uma importante rota para mim e para pessoas de outros bairros. Aqui o fluxo é grande principalmente às 7h da manhã e às 18h. Os engarrafamentos atrasam muito, e espero que melhore com essa reforma”, ressaltou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 20 de outubro de 2023.