DIÁLOGO

Secretária Nacional PcD debate o Plano Viver Sem Limite

publicado: 23/10/2023 10h52, última modificação: 23/10/2023 13h49
1.jpg

Anna Paula Feminella esteve ontem na Funad dialogando com a sociedade civil - Foto: Roberto Guedes

por Nalim Tavares*

A Secretária Nacional de Direito das Pessoas com Defi­ciência (PcD), Anna Paula Fe­minella, esteve na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Fu­nad), na manhã de ontem, para dialogar com a sociedade ci­vil, representantes do Gover­no do Estado e PcDs na Pa­raíba. O principal objetivo do encontro foi fortalecer a cons­trução e conversar a respeito do Plano Viver Sem Limite II, anunciado em maio pelo Go­verno Federal.

A fim de promover os di­reitos civis, políticos, econômi­cos, sociais e culturais das pes­soas com deficiência, o plano procura enfrentar as barreiras que dificultam o pleno exercí­cio da cidadania, promovendo acessibilidades e combatendo o capacitismo. Doze anos após o lançamento do Viver Sem Limite I, a segunda versão do plano visa organizar uma sé­rie de políticas públicas minis­teriais para PcDs.

De acordo com Anna Pau­la, o Governo Federal está tra­balhando para lançar o plano até o fim do ano. “Vamos aces­sar direitos que são funda­mentais para a vida de qual­quer pessoa. Por isso, nós garantimos o diálogo com a população, para ouvir as de­mandas”, disse ela. “O Gover­no Federal está comprome­tido, construindo ações para que possamos alcançar todos os direitos da pessoa com de­ficiência e obter equidade so­cial, para que PcDs sejam mais visibilizados nas políticas pú­blicas. Em breve, o presidente Lula vai lançar esse novo pla­no”, completou a secretária Nacional.

2.jpg
Representantes do Governo do Estado e PcDs - Foto: Roberto Guedes

A partir de conversas com a população de diferentes es­tados do Brasil, Anna Paula conta que pôde apreender pe­didos semelhantes entre as PcDs. “Algumas das deman­das são pela retomada de re­cursos na educação inclusiva; outras, pela empregabilidade das pessoas com deficiência. A gente tem muitas deman­das referentes à pessoa idosa com deficiência, tendo em vis­ta que 47% da população com deficiência no Brasil tem mais de 60 anos.”

O Viver Sem Limite II esta­rá estruturado em quatro eixos: a garantia de plena participa­ção e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência; o enfrentamento à violência e ao capacitismo; a acessibilida­de universal, levando em con­ta as especificidades de cada PcD, e o uso de Tecnologia As­sistiva — termo utilizado para se referir a recursos e serviços voltados para PcDs, visando proporcionar autonomia, in­dependência e inclusão social; além de ações pensadas para fomentar o acesso a todos os direitos das pessoas com defi­ciência, sejam eles econômicos, sociais ou culturais.

Para a presidente da Fu­nad, Simone Jordão, “desde o início do ano existe um diálo­go muito forte entre o Gover­no Federal e a sociedade civil. A possibilidade de que todas as políticas implantadas se­jam assertivas é muito grande, porque estão vindo a partir da discussão ampla, com as pes­soas que vão utilizar, de fato, estas políticas.” Simone tam­bém reforça que, na Paraíba, estão acontecendo as Confe­rências Regionais da Pessoa com Deficiência, que tiveram início no mês passado e encer­ram em novembro.

“A gente está em um mo­mento de muita efervescência dentro do nosso estado”, diz Simone. “Com as conferên­cias, buscamos dar a todos os municípios da Paraíba a opor­tunidade de ter um momento de discussão sobre a política para a pessoa com deficiência, aliando o poder público e a so­ciedade civil.” Ela ainda acres­centou que “ter a Secretária Nacional aqui com a gente foi uma honra muito grande, e a Paraíba teve o privilégio de sa­ber um pouco sobre como vai ser o lançamento do plano Vi­ver Sem Limite II. Tenho certe­za de que agora vamos acessar muito mais serviços, crescer e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência no nosso estado”, finalizou a pre­sidente da Funad.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de outubro de 2023.