Notícias

Em João Pessoa

Começa vacinação contra dengue

publicado: 20/02/2024 08h51, última modificação: 20/02/2024 08h51
Paraíba recebeu 37.047 doses que vão ser distribuídas para 14 municípios selecionados como prioritários
2024.02.19_vacinação dengue  © roberto guedes (10).jpg

Deve receber as doses, o público com idade entre 10 e 14 anos, que possui um alto índice de hospitalização por dengue - Foto: Roberto Guedes

por Joel Cavalcanti*

A campanha de vacinação contra a dengue teve início ontem em João Pessoa nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde e em postos extras localizados no Shopping Tambiá, Shopping Sul e no Ferreira Costa. O imunizante Qdenga começa a ser oferecido hoje a crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos também nas cidades de Bayeux e Santa Rita. Desde a última sexta-feira, o município de Conde já promovia a proteção contra os quatro sorotipos virais da dengue (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4). O Ministério da Saúde enviou para a Paraíba 37.047 doses para 14 municípios que fazem parte da 1ª Região de Saúde do estado.

O número total de doses equivale a 40% do total do público-alvo, que deve ter sua dose de reforço aplicada três meses depois da primeira injeção. A faixa etária escolhida para receber o imunizante tetravalente produzido a partir do vírus vivo atenuado tem alto número de hospitalizações por dengue. Foram considerados alguns critérios para a definição das cidades, como a população acima de 100 mil habitantes, número de casos de dengue nos últimos 10 anos e a circulação maior do sorotipo 2, que pode causar um tipo mais grave da doença.

Em João Pessoa, são 21 mil doses para residentes da cidade. “Inclusive tem um termo de ciência que o responsável pelo menor deve assinar no momento da vacinação, estando ciente que a criança ou adolescente deve residir em João Pessoa”, alerta Fernando Virgolino, responsável pela Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Surto no país

A campanha acontece em momento de surto dos casos de dengue no Brasil, que pode atingir o número recorde de 4,2 milhões neste ano. Na última quinta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou a primeira morte por causa da dengue na Paraíba em 2024: uma mulher de 24 anos do município de Camalaú, na região do Cariri paraibano. Outro óbito segue em investigação para chikingunya, em Sapé.

Imunização

Felipe Pacheco, de 10 anos, foi uma das pessoas imunizadas em João Pessoa. “Vim logo no primeiro dia para poder ficar mais tranquila e porque tenho medo que as doses acabem”, afirmou Laura Pacheco, a mãe do estudante. “Eu já peguei dengue e minha experiência foi muito ruim. Peguei eu e meu filho mais velho. Tivemos todos os sintomas possíveis e não desejo isso a ninguém”, acrescentou a responsável pela criança. Para ela, a vacina é segura e um sinal de esperança para o seu filho. “Sou muito fiel à vacina. Acredito no poder delas”.

Junto, na fila da vacinação, estava Victor Gabriel, de 11 anos. “Gosto de fazer tudo no primeiro dia. Como a campanha começou agora, não tinha receio que a vacina acabasse, mas que ela ainda não tivesse chegado nos postos”, conta a mãe do garoto, Suênia Sheila. “Lá em casa, só o pai dele teve dengue e a gente sabe como é horrível. Daqui a três meses a gente volta para a segunda dose”, prometeu.

O movimento nos pontos de vacinação em João Pessoa foi considerado tranquilo pelo responsável pela Seção de Imunização da Prefeitura. “É uma população bem difícil de conscientizar quanto à vacinação. Existe uma resistência desse público jovem à vacinação. Então, acredito que será um trabalho longo de conscientização”, considera Fernando Virgolino. Pode receber o imunizante quem já teve dengue e também quem nunca foi infectado, mas caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina.

“Por ter passado pelo processo de doença, consequentemente, há um estímulo na produção de anticorpos, o que não se faz necessário vacinar nos próximos seis meses após diagnóstico de dengue. Caso ocorra de adquirir a doença após a realização da primeira dose, a segunda só poderá ser realizada 30 dias após a doença”, orienta Virgolino.

Governo e municípios agem de forma conjunta contra a doença

2024.02.19_vacinação dengue  © roberto guedes (44).jpg
Para João Pessoa, foram destinadas 21 mil doses da Qdenga - Foto: Roberto Guedes

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu na última sexta-feira uma reunião virtual com os prefeitos dos 223 municípios para coordenar esforços contra a dengue. Foram discutidas diversas ações, incluindo a implantação de tendas de hidratação, disponibilização do sistema de Telessaúde e do Alô Saúde Dengue para orientação da população, abertura da Sala de Situação das Arboviroses e a realização do Dia D de mobilização.

O governador João Azevêdo ressaltou a importância da parceria entre estado e municípios para controlar os casos de dengue. Até o momento, foram notificados 689 casos prováveis de arboviroses. A Paraíba busca fortalecer estratégias de prevenção e controle do Aedes aegypti, com capacitações e diálogo contínuo com os municípios. A SES disponibilizará recursos como o sistema de Telessaúde e o Alô Saúde Dengue. Estruturas de tendas de hidratação serão instaladas em diferentes regiões do estado. A distribuição da vacina contra a dengue começou em 14 municípios, com um Dia D de mobilização agendado para o dia 24.

Santa Rita e Bayeux iniciam, hoje, imunização com Qdenga

Outros municípios da grande João Pessoa também já se mobilizaram com relação à luta contra a dengue. Um exemplo são Santa Rita e Bayeux. A Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de combate à dengue no município. Ontem, equipes de saúde realizaram uma força-tarefa no bairro Naelson Panta Junior, com visitas casa a casa para eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. As equipes compostas por agentes de saúde e de endemias orientaram os moradores sobre a importância de manter as casas limpas e livres de água parada, além de verificar a existência de criadouros do mosquito.

A Prefeitura de Santa Rita também anunciou o início da campanha de vacinação contra a dengue para o público-alvo de 10 a 14 anos. A campanha começa hoje, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e também no PAM, das 8h às 16h. Na sexta-feira e sábado está previsto o Dia D de vacinação contra a dengue, em parceria com o Ministério da Saúde. No dia 24, também será realizado o Dia de Mobilização Nacional de Combate à Dengue.

Bayeux

A Prefeitura de Bayeux, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu na semana passada, 2.379 doses da vacina contra a dengue. A vacinação também começa hoje e será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta, das 7h30 às 16h.

“Estamos sempre buscando proteger a nossa população de todas as doenças. Desse modo, com o recebimento dessas doses, estamos montando equipes nas nossas UBS’s para atender todo o público alvo. Essa vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus Aedes aegypti. Pedimos, que, todas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, não deixem de receber a vacinação”, ressaltou a prefeita Luciene Gomes.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 20 de fevereiro de 2024.