Napoleão Laureano

Comissão irá supervisionar hospital

publicado: 08/02/2024 08h40, última modificação: 08/02/2024 08h40
Cícero Lucena anunciou que representantes de quatro secretarias vão acompanhar e avaliar serviços do local
03.jpg

Medida visa melhorar as relações entre o Poder Executivo Municipal e o hospital, em prol da população - Foto: Ortilo Antônio

por Maurício Melo

Após a discussão en­volvendo o serviço pres­tado pelo Hospital Napo­leão Laureano, em João Pessoa, aos pacientes on­cológicos, o prefeito Cíce­ro Lucena anunciou, on­tem, a formação de uma comissão composta por quatro secretarias. O obje­tivo é acompanhar e avaliar a regularidade e qualidade dos serviços oferecidos pela unidade de saúde.

Comissão

A comissão da prefeitu­ra da capital irá contar com representantes das seguin­tes secretarias: Saúde, Pro­curadoria Geral do Municí­pio, Transparência Pública e Controladoria Geral do Município. O secretário de Saúde, Luís Ferreira Filho, ocupará a presidência da comissão, cuja criação será divulgada no Diário Oficial do Município.

Transparência

Segundo o prefeito, a criação da comissão visa aprimorar as relações entre o Poder Executivo Munici­pal e o Hospital Napoleão Laureano, com benefícios diretos para a população. “Com a implementação desta comissão, pretende­mos assegurar maior trans­parência, eficiência e ce­leridade no atendimento oncológico dos usuários do SUS em João Pessoa”, ex­plicou.

Cícero também ressal­tou a colaboração do Go­verno do Estado da Paraíba e dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, além da Controladoria-Geral da União, no avanço do supor­te àqueles que enfrentam o câncer. “Este é um momen­to no qual toda a sociedade deve se voltar para aqueles que encontram no Hospital Napoleão Laureano, abai­xo de Deus, sua maior es­perança de cura”, enfatizou.

Diretoria garante que não há risco de intervenção no local

O atendimento no Hos­pital Napoleão Laureano não para. A afirmação é de Afro Rocha, diretor ad­ministrativo do HNL que demonstrou preocupação com o fato de o Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba ter recomendado a suspensão de pagamentos por parte da Prefeitura de João Pessoa.

“Como vamos poder manter os serviços sem re­ceber por eles?”, questionou o diretor, e acrescentou. “Se a Secretaria Municipal de Saúde regular e enviar os pacientes, eles serão aten­didos. Não vamos parar os atendimentos”, garan­tiu. Mas, ele fez a ressalva de que o atendimento será dentro dos limites que o hospital tem. “Infelizmen­te, a realidade em todos os lugares é de espera”.

Sem intervenção

Segundo o assessor ju­rídico do HNL, Daniel Ro­cha, não existe risco de in­tervenção do hospital, uma vez que todas as recomen­dações do Ministério Públi­co Federal foram feitas aos órgãos públicos.

“Nós só recebemos as verbas do convênio e de emendas mediante projeto analisado e aprovado. E to­das as contas sempre foram prestadas à prefeitura”, dis­se Daniel.

Uma das recomenda­ções do Ministério Público Federal na Paraíba é que a prefeitura assuma a regu­lação do serviço de onco­logia, que, segundo o as­sessor jurídico, está sob a responsabilidade do Na­poleão Laureano por falta de profissionais especiali­zados na Secretaria Muni­cipal de Saúde (SMS). “Nós passamos a fazer essa tria­gem dos pacientes a pedi­do da prefeitura”, declarou Daniel.

Ele revelou pouco mais de 90% dos atendimentos são feitos a pacientes do SUS e que o pagamento feito por pacientes particulares ajuda a financiar o serviço dos demais. “É importante lembrar que somos uma en­tidade particular, mas sem fins lucrativos. Todo o di­nheiro é usado para finan­ciar mais tratamentos”, fri­sou o assessor jurídico.

Sobre a comissão que o prefeito Cícero Lucena in­formou que será criada para avaliar as contas e serviços do convênio com o Laurea­no, Daniel disse que a pre­feitura tem auditores tra­balhando diariamente no hospital. “É obrigação de­les e nós estamos sempre à disposição para qualquer fiscalização”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 08 de fevereiro de 2024.