Notícias

morte na pb-008

Condutor se apresenta à Polícia Civil

publicado: 14/01/2025 10h45, última modificação: 14/01/2025 10h45
Suspeito de atropelar e matar ciclista, na capital, é trabalhador da construção civil e prestou depoimento ontem

por João Pedro Ramalho*

O motorista suspeito de atropelar e matar o ciclista Diego Rafael Monteiro na última quinta-feira (9), em um acidente na PB-008, na capital, apresentou-se à Polícia Civil da Paraíba (PCPB) na manhã de ontem. Identificado como João da Silva Evangelista Idelfonso, o condutor prestou depoimento na Cidade da Polícia Civil, no Bairro Ernesto Geisel, e foi liberado em seguida, já que não havia um mandado de prisão preventiva contra ele. Agora, os investigadores aguardam o resultado das perícias no veículo e a coleta de depoimentos de novas testemunhas para concluírem o inquérito.

O delegado Getúlio Machado, da PCPB, relatou parte do teor do depoimento prestado por Idelfonso, suspeito de causar ferimentos a uma segunda vítima no mesmo acidente. “Ele confessou que ia conduzindo o veículo e que atropelou os ciclistas, mas não os viu de primeira, porque tinha uma van na frente dele. Aí, quando ele tentou ultrapassar a van, viu os ciclistas e não deu mais tempo de livrá--los [da colisão]. Segundo ele, também não socorreu porque ficou com medo de ser linchado, já que tinha muitos ciclistas no local. Ele, então, evadiu--se”, contou.

Durante o depoimento, o condutor do veículo afirmou que trafegava dentro dos limites de velocidade da via. Porém, conforme o delegado da PCPB, há testemunhas que afirmam o contrário, e o impacto observado no corpo da vítima também sugeriria que Idelfonso estava em uma velocidade superior à permitida.

Ainda de acordo com Machado, a investigação pode registrar o relato de novas testemunhas, especialmente a segunda vítima do acidente, que ficou internada após a colisão. “Se aparecer algum familiar que queira prestar uma declaração, nós poderemos ouvir. Mas ainda falta ser ouvida também a outra vítima, que está no hospital. Havia uma esperança de que ele recebesse alta entre ontem e hoje, portanto, nós o aguardamos até ele estar em condições de ser ouvido”, complementou o delegado.

O acidente

A colisão entre o veículo conduzido por Idelfonso e as duas bicicletas ocorreu por volta das 7h da última quinta-feira, nas proximidades do Centro de Convenções. Segundo a PCPB, o suspeito é um trabalhador da construção civil e trafegava todos os dias pela PB-008, mas não possuía habilitação e estava com a documentação de seu carro atrasada. Ele era considerado foragido desde a sexta-feira (10) — e foi identificado pelos investigadores graças à atuação do Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc), por meio das câmeras de monitoramento.

“Após ter acesso às imagens disponibilizadas pelo Cicc, as equipes foram até o endereço do proprietário do veículo, que residia em uma cidade da região do Brejo. Ao chegarem lá, elas descobriram que o carro já havia sido vendido. Após novas diligências, a polícia chegou até o endereço do condutor do veículo, no bairro de Gramame. Ele havia coberto o carro usado no crime com uma lona”, comentou André Rabelo, delegado-geral da PCPB.

 *Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de janeiro de 2025.