Na Paraíba, 96 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado atingiram 980 pontos na prova de Redação, sendo que oito deles são estudantes da rede pública no estado. Os dados foram divulgados ontem, pelo Ministério da Educação (MEC), que anunciou a disponibilização dos resultados completos das provas na plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade responsável pela aplicação do exame.
Ainda de acordo com as informações publicadas pela pasta, 1.177 estudantes que realizaram o Enem 2024, na Paraíba, registraram desempenho entre 950 e 980 pontos no exame de Redação — sendo que 179 deles integram a rede pública de ensino.
Em todo o Brasil, somente 12 dos quase 3,2 milhões de participantes da última edição do Enem alcançaram a nota máxima de 1.000 pontos em Redação e apenas um deles é proveniente de escola pública — caso registrado em Minas Gerais, onde dois estudantes chegaram a essa pontuação. Os outros estados que contabilizaram nota máxima foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro (com duas notas 1.000), Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a nota média da prova de Redação no Enem 2024 foi de 660 pontos — 15 pontos a mais que o índice observado na edição anterior do exame (645 pontos).
Premiação
Durante uma coletiva de imprensa promovida ontem, em Brasília, para repercutir a divulgação dos resultados do exame, Camilo Santana, destacou que, neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará um prêmio de reconhecimento aos desempenhos positivos na Educação Básica do Brasil, considerando, inclusive, os resultados do Enem.
“Em breve, vamos anunciar, à imprensa e à população brasileira, as categorias de reconhecimento dos esforços de melhoria da qualidade da Educação Básica no nosso país, por município, por estado, por rede, por escola. É uma forma de dar mais transparência ainda aos resultados e de reconhecer os esforços das redes de educação em todo o Brasil”, declarou o ministro da Educação.
Educação superior
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica no Brasil, sendo considerado a principal porta de entrada para a educação superior no país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar alunos, analisando seus resultados como critério único ou complementar dos processos seletivos. As notas também podem ser aproveitadas em seleções de entidades de ensino de Portugal que possuem convênio com o Inep.
Para conferir seu resultado no Enem, o candidato deve acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante) e usar seus dados de login no Gov.br, com CPF e senha.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de janeiro de 2025.