ELEIÇÃO NA UFPB

Conselhão confirma escolha da comunidade acadêmica

publicado: 13/06/2024 09h21, última modificação: 13/06/2024 09h21
Divulgacao-ADUFPB (4).jpg

Lista elaborada por conselheiros repetiu o mesmo resultado da eleição geral, realizada entre docentes, alunos e técnicos | Foto: Divulgação/Adufpb

As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega ficaram em primeiro lugar na lista tríplice a ser enviada ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, a quem cabe a decisão final sobre quem comandará a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pelos próximos quatro anos. A lista tríplice deverá ser enviada à Presidência da República em até 30 dias.

Palavra final sobre quem comandará a UFPB é do presidente Lula; lista será enviada à Presidência em até 30 dias

Elaborada pelo Conselhão da instituição, na tarde de ontem, a escolha repetiu o resultado da eleição geral, realizada em abril passado, entre docentes, alunos e técnicos. As duas professoras vitoriosas, que fizeram parte da Chapa 1, foram seguidas pelos professores Lucídio Cabral e João Euclides (Chapa 2) e Valdiney Gouveia e Rita Pereira (Chapa 3), repetindo a mesma ordem dos mais votados na consulta prévia.

A chapa liderada por Terezinha Domiciano recebeu 75 votos. Na sequência, veio a de Lucídio Cabral, com 13 votos, e, por último, a de Valdiney Gouveia, com 10. Na eleição, ocorrida em abril, Terezinha recebeu 67,95% dos votos, seguida de Lucídio Cabral com 25,37% e Valdiney Veloso, com 6,6%.

Há quatro anos, o último colocado da eleição atual também ficou em terceiro lugar, tanto na consulta prévia quanto na lista tríplice. No entanto, por afinidade ideológica, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) optou pelo nome dele. O mesmo não se espera para agora, já que o presidente Lula sempre optou pelos mais votados.

O Conselhão (ou Conselhos Superiores), encarregado de elaborar a lista tríplice com os nomes dos candidatos ao cargo de reitor e vice-reitor, é formado pela junção do Conselho Superior Universitário (Consuni), Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Conselho Curador.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de junho de 2024.