Nas Três Ruas

Construção do viaduto avança

publicado: 19/05/2023 14h51, última modificação: 19/05/2023 14h51
Obra facilitará mobilidade nas imediações da UFPB e Bancários; Governo do Estado investe R$ 15 milhões
1 | 2
Viaduto vai contar com pista dupla para o tráfego de veículos em dois sentidos, calçadas para os pedestres e uma ciclofaixa - Fotos: Evandro Pereira
2 | 2
Viaduto de acsso Bancarios e a UFPB,nas Três Ruas_F. Evandro (2).JPG
Construção do Parque Três  Ruas_F. Evandro  (2).JPG

por Taty Valéria*

As obras de construção do viaduto de interligação entre o Campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e as Três Ruas, no bairro dos Bancários, seguem avançando. Segundo informações do relatório do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), correspondente à primeira quinzena de maio, as obras estão em fase de concretagem do bloco de fundação e de pré-lajes, além de montagem de cabrimentos (estruturas para confecção dos pilares de sustentação).

José Leonardo Pereira, motorista de aplicativo, acredita que a obra vai contribuir muito com a organização do trânsito na região dos Bancários e imediações da UFPB. “Com essa passagem que vai dar acesso ao Hospital Universitário [Lauro Wanderley], vai diminuir muito o tempo de viagem e os engarrafamentos”.

Etapa conta com processos de concretagem do bloco de fundação e montagem de estruturas para pilares de sustentação

Carol Wanderley, moradora das Três Ruas, avalia a obra positivamente ao lembrar dos engarrafamentos constantes, especialmente pela manhã e a partir das 16h.

“O maior benefício dessa ponte, na minha opinião, é mesmo que a questão da mobilidade. Sem trânsito, a gente leva mais de 10 minutos para chegar até a universidade, depois dessa obra, acho que não levar nem cinco minutos, vai dar pra ir à pé!”, afirmou a dona de casa.

A ponte das Três Ruas irá contar com passagem para pedestres ao longo dos 180 metros de extensão em pista dupla. Além de quatro faixas de tráfego, implantação de duas rotatórias em cada extremidade, dispositivos de drenagem superficial, recuperação de áreas degradadas, além de iluminação e sinalização, que irão contemplar cerca de 300 mil habitantes da Zona Sul de João Pessoa, entre moradores da região e motoristas que transitam pelo local. Ao todo, estão sendo investidos R$ 15 milhões em recursos próprios.

Parque das Três Ruas

Também com obras em andamento, o Parque das Três Ruas, construído pela Prefeitura de João Pessoa, ocorre de forma paralela à Ponte. O espaço terá área total de 9,3 hectares, contando com ciclovia, calçadas padronizadas, novos abrigos de ônibus e estacionamentos, além de opções de lazer como quadra de streetball e instalação de brinquedos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 19 de maio de 2023.