por Fabiano Sousa*
CSP e Auto Esporte definem as suas situações no Campeonato Paraibano da Segunda divisão neste fim de semana. A campanha incontestável do CSP o coloca numa situação amplamente favorável ao seu retorno à elite do futebol da Paraíba, após seu primeiro e único rebaixamento, em 2019. A goleada aplicada por 7 a 0 na partida de ida da fase semifinal da competição, na última quarta-feira (24), frente ao Serrano, em Campina Grande, só confirmou o grande momento que o CSP passa no torneio estadual que vai garantir o retorno de três clubes na primeira divisão do futebol paraibano, em 2022.
A equipe de João Pessoa chega para segunda partida de volta, nas semifinais, com a melhor campanha entre os quatro times semifinalistas do torneio, detentora de incríveis oito vitórias em oito partidas disputadas, um retrospecto de 31 gols marcados – média de 3,8 gols por partida; e apenas 2 gols sofridos, o que representa um aproveitamento de 100 %. O Tigre, de quebra, é o clube que tem o melhor ataque, melhor defesa e também o artilheiro do campeonato – o atacante, Júnior Mandacaru, autor de 10 gols, sendo dois tentos marcados na última partida contra o Serrano. Diante a boa fase clube, o treinador Josivaldo Alves ressaltou a importância de valorizar os jogadores da base e contar com a presença de atletas experientes no elenco.
“Todo esse momento se deve ao planejamento feito pelo clube. A diretoria se preocupa sempre em dar oportunidade e valorizar os garotos da base, temos um jovem lateral que joga o seu primeiro campeonato profissional da vida dele. Outro fator importante é contar com jogadores experientes, temos o artilheiro Júnior Mandacaru. Mas, o mérito da campanha é todo do coletivo, ainda temos muitos frutos a colher”, comentou. O “Tigre” volta a campo na partida de volta das semifinais da segunda divisão do paraibano, às 15 horas, deste domingo (28), no estádio Almeidão, contra o Serrano, em João Pessoa.
Já o Auto Esporte ainda luta para garantir seu retorno - caiu em 2018 - e vai decidir a sua classificação em Campina Grande, após o empate sem gols contra o Sport Lagoa Seca, no Almeidão. O “Macaco Autino” define seu futuro no próximo domingo, quando vai enfrentar a equipe do Sport Lagoa Seca, no estádio Amigão, em Campina Grande, às 16 horas.
O empate no Almeidão complicou a situação do clube, mas o técnico Douglas Andrade aposta num grande jogo e na classificação.
“A estratégia para esse jogo decisivo é impor um ritmo de qualidade superior que nosso adversário. Sabemos que será um confronto difícil, tenso, mas temos de saber da nossa responsabilidade de recolocar o clube na primeira divisão”, avaliou Douglas Andrade, treinador do clube do povo. Com o empate em 0 a 0 na primeira partida, o confronto está em aberto e quem vencer garante vaga na final e o acesso para 2022. Em caso de novo empate, decisão nas penalidades.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de novembro de 2021