Notícias

feira de turismo

Culinária paraibana tem destaque em São Paulo

publicado: 05/09/2025 08h57, última modificação: 05/09/2025 08h57
Representantes do estado promovem atrativos locais em evento
1 | 2
Visitantes de estande podem saborear iguarias típicas | Fotos: Divulgação/Secom-PB
2 | 2
01b343da-612c-4cb1-9404-4d5a03b6959e.jpeg
663ee9ec-8eaf-48da-96e1-8934709388c7.jpeg

A Paraíba participa, hoje e amanhã, da 27ª edição da Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (Avirrp), em Ribeirão Preto (SP). O evento reúne operadoras de viagem, companhias aéreas, empresas da rede hoteleira, representantes de destinos turísticos e empresas de tecnologia. A expectativa é que mais de quatro mil profissionais ligados ao segmento passem pela feira durante os dois dias de programação.

Representando o Governo da Paraíba, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) estarão presentes para divulgar os atrativos turísticos do estado. Além do destaque dado às belezas naturais, à diversidade cultural, ao parque hoteleiro e ao Polo Turístico Cabo Branco, os órgãos paraibanos promovem, nesta edição do encontro, uma ação especialmente voltada à valorização da gastronomia do estado, chamando atenção para o seu diferencial competitivo na modalidade do turismo de experiência.

“Os visitantes [do estande paraibano] poderão experimentar sabores autênticos da culinária local, reforçando a identidade cultural do estado e ampliando o apelo sensorial da promoção turística”, ressaltou o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, frisando a importância da Feira da Avirrp para o fortalecimento da presença da Paraíba no mercado nacional de viagens. “O estado de São Paulo é um dos maiores emissores de turismo doméstico para a Paraíba, e o evento reúne os melhores profissionais do setor, oferecendo dois dias de conhecimento, oportunidades e networking com agentes de viagens, operadores de turismo e jornalistas especializados”, observou.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, também enfatizou o caráter estratégico da participação da Paraíba em mais um encontro de impacto nacional. “A presença da Paraíba é estratégica para fortalecer nossa visibilidade junto aos principais canais de comercialização do turismo. Durante o evento, teremos a oportunidade de apresentar nossos diferenciais, ampliar parcerias e posicionar o estado como um destino cada vez mais competitivo”, explicou.

Integração

A comitiva inclui, ainda, hoteleiros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no estado (Abih-PB) e membros da Secretaria Municipal de Turismo de João Pessoa (Setur-JP), reforçando o trabalho conjunto entre os setores público e privado na promoção dos destinos paraibanos.

Agentes de viagem conhecem atrações culturais e históricas

Em outra iniciativa de fomento ao turismo na Paraíba, o estado recebe, até o próximo domingo (7), um famtour exclusivo com agentes da operadora de viagens CVC, provenientes da Bahia. De acordo com o Governo da Paraíba, o objetivo da atividade é apresentar, por meio de vivências variadas, a estrutura turística e os principais atrativos oferecidos aos visitantes do estado.

Fruto de uma parceria estratégica entre a PBTur, a Setde e a CVC, o famtour transportará os profissionais baianos por diferentes roteiros turísticos locais, incluindo os principais pontos das regiões litorânea e histórica da Paraíba, além de visitas técnicas a hotéis e passeios culturais e gastronômicos.

Segundo Ferdinando Lucena, proporcionar esse tipo de imersão é essencial para que os agentes possam vender pacotes de viagem para a Paraíba com mais conhecimento e confiança. “Trazer esses profissionais para vivenciar o destino é a forma mais eficaz de capacitá--los. Eles se tornam verdadeiros embaixadores da Paraíba, ao retornarem com uma visão concreta da qualidade e da diversidade da nossa oferta turística”, pontuou o presidente da PBTur.

“Estamos trabalhando de forma articulada com o trade nacional para garantir que a Paraíba esteja entre os destinos prioritários das grandes operadoras. Esse famtour com agentes da CVC da Bahia é mais um passo para consolidar nosso estado como uma escolha segura, atrativa e preparada para receber turistas de todas as regiões”, complementou a titular da Setde, Rosália Lucas.

O famtour ainda conta com o apoio do Hotel Slavieiro, do Hardman Hotel, do Luck Receptivo e do Restaurante Praiano.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 5 de setembro de 2025.