A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) ainda não divulgou detalhes, como local exato, atrações e estrutura da Festa das Neves, mas a programação para 2022 está em fase de planejamento e será divulgada ao longo do mês de julho. Seguindo a tradição, as atividades de rua devem acontecer na área central da cidade, após dois anos sem a realização da parte profana da comemoração por conta da pandemia da Covid-19. Neste ano, em 5 de agosto, a capital paraibana completa 437 anos.
Para comemorar, além da programação religiosa, o pessoense poderá voltar a se divertir com os atrativos, a exemplo de parque de diversões. O evento é uma homenagem à santa padroeira da Paraíba e de João Pessoa, Nossa Senhora das Neves, cujo dia é lembrado em 5 de agosto. A festa costuma reunir um grande público tanto nas celebrações religiosas como na programação profana que, além do parque, envolve barracas de comercialização de alimentos, bebidas, artesanato, além das apresentações musicais.
Inicialmente, a Festa das Neves tinha uma conotação apenas religiosa, mas a partir de 1912, com a chegada da iluminação elétrica, teve início o lado profano da comemoração. No Sagrado, ainda se mantém a procissão e também celebração de missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.
Pelo seu valor histórico e cultural, em 2019, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, os projetos de lei 284/2019 e 285/2019, de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PT), que declaram a Festa das Neves e a Procissão de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba.
À época, a deputada afirmou que a festa da padroeira e a Procissão de Nossa Senhora da Penha se entrelaçam com a própria história de João Pessoa, aquecendo a economia local e evidenciando a religiosidade do povo.
“A magnitude, a relevância, a diversidade e o conteúdo religioso e cultural são riquezas únicas cultivadas há décadas por todos os paraibanos. Por sua beleza e grandiosidade, também são os principais e mais importantes eventos turísticos religiosos do estado. A nossa tradição, que já é conhecida nacionalmente, se fortalece com a lei, para assim, assegurar a sua relevância no seio dos fiéis por milhares de anos”, disse ela, na ocasião.
O início da Festa das Neves está associado à fundação da Catedral, que ocorreu no ano de 1586, no Centro Histórico de João Pessoa. O evento envolve a Arquidiocese da Paraíba, que cuida do lado religioso; a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que promove o lado profano; e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que trata do cadastro de comerciantes que vão atuar durante os dias de comemoração.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 1 de julho de 2022.