Os 10 municípios que integram a área da 13ª Delegacia Seccional de Polícia Civil da Paraíba (13a DSPC), responsável pelas regiões do Curimataú e Seridó, no interior do estado, estão há mais de três meses sem registros de homicídios e latrocínios. O último crime letal na região ocorreu em 18 de setembro, há 95 dias.
Segundo a Polícia Civil, das 21 mortes violentas contabilizadas neste ano na área da 13a DSPC, 17 aconteceram no primeiro semestre, concentradas principalmente nos municípios de Cuité e Nova Floresta. A maioria desses crimes estava relacionada a disputas pelo controle do tráfico de drogas.
De acordo com o delegado seccional Iasley Almeida, a redução da violência letal é resultado de uma série de operações integradas entre as polícias Civil e Militar. “O primeiro passo foi conter o crescimento dessa violência. Em seguida, passamos a realizar ações sucessivas de desmantelamento de grupos criminosos, com a prisão de traficantes e autores de homicídios”, explicou.
O delegado destacou ainda que as ações de segurança continuarão ao longo de 2026, com foco na repressão qualificada e em operações permanentes. “O trabalho vai seguir para proteger a sociedade, levando paz e tranquilidade à população da região”, afirmou.
A área da 13ª DSPC abrange cerca de 120 mil habitantes e é composta pelos municípios de Picuí, onde está localizada a sede da delegacia, além de Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Cuité, Damião, Baraúna, Pedra Lavrada, Sossego e Barra de Santa Rosa.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de dezembro de 2025.