Quem ainda não terminou as preparações para o período natalino precisa ficar atento, pois o feriado modificará o expediente da maioria dos estabelecimentos da capital. Amanhã, véspera de Natal, agências bancárias, repartições públicas e os trens que circulam por João Pessoa e cidades da Região Metropolitana funcionarão em horário especial.
Comércio e serviços
O comércio do Centro funcionará até as 18h de amanhã, véspera de Natal, mas estará fechado no dia do feriado.
Nos shoppings Manaira e Mangabeira, as lojas abrirão, amanhã, das 10h às 20h, dia que também marca o último momento de visitação ao Papai Noel nos cenários natalinos. No dia do Natal, apenas os cinemas estarão em funcionamento, das 14h às 22h.
No MAG Shopping, lojas e quiosques funcionarão das 9h às 19h amanhã e não abrirão na quinta-feira (25).
Horário parecido será adotado pelos shoppings Sul e Pátio Altiplano, que operarão das 10h às 19h na véspera de Natal e permanecerão fechados no feriado. Já o Liv Mall funcionará até as 18h de amanhã e, com exceção do espaço Rock Land, não abrirá no feriado.
Bancos e correios
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias terão atendimento reduzido na véspera de Natal, das 9h às 11h. No dia 25, não haverá expediente e as compensações bancárias não serão realizadas. Apenas as transações via Pix, que funcionam 24 horas por dia, estarão disponíveis.
As contas de consumo, como água, energia e telefone, poderão ser pagas no próximo dia útil sem acréscimo. Os impostos com vencimento no feriado, por sua vez, devem ser quitados antecipadamente para evitar juros ou multas. Caixas eletrônicos e canais digitais dos bancos seguirão disponíveis para consultas e transações.
As unidades dos Correios funcionarão normalmente no dia 24. No feriado de Natal, não haverá atendimento, as atividades serão retomadas na sexta-feira (26).
CBTU
Os trens da capital e Região Metropolitana seguirão um esquema especial amanhã e na quinta-feira, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa. Na véspera de Natal, as composições farão 20 viagens, das 4h30 às 15h40. No dia seguinte, os trens não trafegarão.
Os horários estão disponíveis nas redes sociais da CBTU João Pessoa, no aplicativo Meu Trem JP e nos painéis eletrônicos e em cartazes nas estações.
Justiça
Até 6 de janeiro de 2026, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e as 55 comarcas do estado estarão em recesso, em regime de Plantão Judiciário. O expediente volta à normalidade no dia 7 de janeiro, a partir das 7h. Nesse período, ficarão suspensos os prazos processuais, a realização de audiências e sessões de julgamento, a publicação de sentenças no Diário da Justiça eletrônico e intimações.
Setor público
As repartições públicas estaduais da administração direta e indireta do Governo da Paraíba terão ponto facultativo nos dias 24, 26 e 31 de dezembro de 2025, além do dia 2 de janeiro de 2026.
A medida consta na Portaria nº 879 da Secretaria de Estado da Administração, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje.
De acordo com o documento, o ponto facultativo não se aplica aos serviços considerados essenciais, que deverão manter seu funcionamento regular para garantir a continuidade do atendimento à população.
Lazer
O Jardim Botânico Benjamin Maranhão terá, no dia 24, funcionamento normal, abrindo das 9h às 16h, e estará fechado no feriado de Natal.
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, no bairro do Roger, funcionará em horário especial durante as festas de fim de ano. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o espaço estará aberto das 9h às 16h, com entrada permitida até as 15h. Já nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1o de janeiro, o parque permanecerá fechado.
A administração do Parque Arruda Câmara orienta que os visitantes fiquem atentos aos horários e planejem a visita com antecedência, aproveitando o espaço destinado ao lazer, ao contato com a natureza e à educação ambiental.
A taxa ambiental de entrada custa R$ 3. Crianças de até sete anos, pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos têm acesso gratuito.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de dezembro de 2025.