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Desafio Nota 1000 premia estudantes

publicado: 19/08/2024 09h01, última modificação: 19/08/2024 09h01
Ao discorrerem sobre educação fiscal, os cinco selecionados, todos da rede pública estadual, ganharam um iPhone
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André, Abraão, Sara, Gabriel e Pedro com os seus prêmios, depois da solenidade na Sefaz | Fotos: Leonardo Ariel

por Samantha Pimentel*

Com o tema “Responsabilidade do Estudante na Promoção da Educação Fiscal: Estratégias para Conscientização e Engajamento da Comunidade”, o Desafio Nota 1000 promoveu um concurso de redação entre alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino da Paraíba. Na manhã de ontem, os cinco estudantes que tiveram as melhores notas receberam as suas premiações, na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em João Pessoa. Realizado pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), em parceria com a Sefaz-PB, o concurso contou com mais de 21 mil redações.

Depois da avaliação dos textos e da conclusão das fases recursais, foram selecionadas as cinco melhores redações, que se destacaram pela excelência na produção textual e pela compreensão do tema proposto. Os primeiro e segundo lugares ficaram com os estudantes Abraão Vicente dos Santos e Sara Sophia Nóbrega Roberto, ambos da Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Nobel Vita, do município de Coremas. O terceiro lugar ficou com o estudante Gabriel Ferreira de Matos, da Escola Cidadã Integral (ECI) Monsenhor Vicente Freitas, do município de Pombal. O quarto lugar foi do estudante André Luís Fernandes Dantas Buriti, também da Ecit Nobel Vita, enquanto o quinto lugar ficou com o estudante Pedro Victor Almeida Rocha, da ECI Maria Soledade Assis Freitas, do município de Cajazeirinhas.

"A educação proporciona temas transversais e estimula parcerias, às vezes, inusitadas"
- José Edilson de Amorim

Os três primeiros colocados alcançaram a nota 1.000 na redação; já o quarto e o quinto alcançaram 980 pontos. Cada um dos cinco estudantes recebeu um aparelho celular iPhone, uma doação da Receita Federal do Brasil. O secretário-executivo de Gestão Pedagógica da SEE-PB, José Edilson de Amorim, destacou a importância da iniciativa e ressaltou o trabalho conjunto entre as duas secretarias estaduais para promover o concurso. “A educação não somente proporciona temas transversais como é capaz de estimular parcerias que são, às vezes, inusitadas. Em princípio, você não encontra um elo de interlocução entre as secretarias de Educação e da Fazenda, mas aí está o tema da educação fiscal, aproximando e proporcionando uma parceria tão exitosa como essa”, pontuou.

O gestor disse ainda que ficou surpreso com o engajamento dos alunos, pois o tema é bastante voltado para o universo adulto, e destacou ainda o bom desempenho das escolas do interior da Paraíba, que ficaram com todos os cinco primeiros lugares do concurso. “Estão de parabéns os alunos, os professores, as escolas e os pais dos alunos”, ressaltou José Edilson.

Já o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, falou sobre a alegria de entregar o prêmio aos alunos vencedores. “Vejam o nível dos alunos da escola pública paraibana. Eles tiraram a nota máxima em um tema altamente complexo”, celebrou. O gestor também reforçou a importância de se trabalhar o tema da educação fiscal. “Com essa parceria, nós estamos ajudando esses alunos a se tornarem verdadeiros cidadãos, que conhecem os seus direitos e as suas obrigações”, disse.

Ao fim, Laureano adiantou que a parceria com a SEE-PB deve ser ampliada. “Na próxima edição do Desafio Nota 1000, serão premiadas as 10 melhores redações”, afirmou.

Dedicação

O aluno que ficou em primeiro lugar no concurso, Abraão Vicente dos Santos, 17 anos, está no 3o ano do Ensino Médio e pretende fazer Direito ou Medicina. Ele falou sobre a importância de projetos como esses para a formação dos estudantes. “Estimulam a desenvolver a escrita e a desenvolver o senso crítico acerca das questões que nos circundam. A questão fiscal não é um tema de conhecimento popular, não é algo discutido nas escolas, então foi um tema difícil de ser desenvolvido. Pesquisei bastante sobre isso, mas agradeço por ter sido difícil, pois pude adquirir ainda mais conhecimento”, disse. Inclusive, segundo relatou, a sua redação tratou justamente do problema da falta de conhecimento fiscal da população e sobre como a desigualdade social contribui para essa falha.

"Vejam o nível dos alunos da escola pública paraibana. Eles tiraram a nota máxima em um tema altamente complexo"
- Marialvo Laureano

Já o estudante Gabriel Ferreira de Matos, também de 17 anos, que ficou em terceiro lugar no Desafio Nota 1000, contou que é monitor de Redação e Língua Portuguesa na sua escola — e ajudou colegas seus a também participarem do concurso. “Ser monitor me aperfeiçoou demais, porque eu tive que melhorar para ajudar os meus colegas de turma. Para o concurso, fizemos muitas discussões, pois era um tema complexo, para a nossa idade, mas muitos estudantes foram conhecendo melhor o assunto e se interessaram em participar, com resultados satisfatórios”, destacou.

A professora de Língua Portuguesa de Gabriel, Maria do Socorro Melo Fragoso, falou que trabalhar o tema com os alunos foi desafiador. “A oportunidade do desafio foi importante porque deu condições aos jovens de questionarem e refletirem sobre essa questão da fiscalização, sobre a origem do dinheiro que vai ser aplicado”, disse. Ela acredita que a premiação de Gabriel ajuda a estimular outros estudantes a também participarem de concursos e buscarem se dedicar mais à educação e à escrita.

Desafio Nota 1000

Criado em março de 2020, o Desafio Nota 1000 é uma iniciativa que visa preparar os estudantes para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), incentivando a reflexão sobre questões sociais, culturais e tecnológicas. Entre os objetivos do concurso, estão a promoção do estudo de temas de cunho social, o engajamento dos professores de Língua Portuguesa no processo de ensino e a identificação e reconhecimento dos melhores textos produzidos pelos alunos da rede estadual. Além disso, o concurso busca colaborar para o avanço acadêmico dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento das competências exigidas pelo Enem.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa no dia 17 de agosto de 2024.