Notícias

conscientização

Desperdício de água tratada na Paraíba chega a quase 40%

publicado: 05/06/2023 09h13, última modificação: 05/06/2023 09h13
Produto daria para abastecer as cidades de Campina Grande e Patos por um ano
1 | 2
Programa da Cagepa instalou mais de 400 mil hidrômetros em todas as localidades do estado - Foto: Divulgação/Cagepa
2 | 2
Na capital, Cagepa evitou o desperdício de sete milhões de m³ de água - Foto: Divulgação/Cagepa
cagepa 3.jpg
Cagepa Ligação Foto Cagepa.jpeg

por Carol Cassoli*

A máxima de que a água é um bem precioso pode parecer clichê, mas é um fato: além de ser direito de todos, este recurso é limitado. O Fundo Mundial Para a Natureza estima que, embora mais de 70% da superfície da Terra seja coberta por água, menos de 1% dessa água é própria para consumo. De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), quase 40% da água tratada na Paraíba é desperdiçada e essa quantidade é suficiente para abastecer as cidades de Campina Grande e Patos por um ano. Por isso, a companhia tem desenvolvido ações para conscientização e controle de perdas de água em todo o estado.

No último dia 16, a Cagepa assinou uma ordem de serviço autorizando o início das atividades para controle de perdas de água na gerência da Borborema, cuja sede está localizada em Campina Grande. A ação tem como objetivo evitar desperdícios de água e otimizar os serviços prestados aos clientes.

Ao todo, R$ 25 milhões em recursos estão sendo investidos nas atividades, que serão desenvolvidas em Campina Grande, Queimada, Puxinanã, Pocinhos, Lagoa Seca, Massaranduba e, também, no distrito de Galante. De acordo com estimativa da companhia, durante os dois anos e meio em que o trabalho for executado, mais de 10 milhões de metros cúbicos de água potável serão recuperados. E, como ação complementar, mais de 180 mil imóveis passarão por um censo cadastral. Para o diretor comercial da Cagepa, Isaac Veras, as ações desenvolvidas permitirão que Campina Grande tenha, em breve, um dos menores índices de perdas d’água do país.

“Essa contratação vai nos possibilitar reduzir drasticamente os índices de perdas de água das cidades em que haverá a atuação”, diz.

As ações da companhia, no entanto, não se restringem apenas à região da Borborema. O trabalho de conscientização para economia de água, por exemplo, é constante. A campanha “Tenha um pingo de consciência: economize água!” busca sensibilizar a população para o consumo desnecessário deste bem.

Além disso, através do Programa Estadual de Modernização do Parque de Hidrômetros, mais de 400 mil hidrômetros foram instalados em todas as localidades do estado. Até meados do ano passado, mais de seis milhões de metros cúbicos de água tratada deixaram de ser desperdiçados. Este programa teve início em janeiro de 2021 e, atualmente, atende diversas cidades, como João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cabedelo, Bayeux, Guarabira, Lagoa Seca, Sapé, Areia, Queimadas, Princesa Isabel, Pombal, São Bento, Santa Inês e Cajazeiras.
Na capital, o Contrato de Performance da Grande João Pessoa também representa cerca de R$ 39 milhões em investimentos, com mais de 91 mil hidrômetros substituídos e mais de sete milhões de metros cúbicos de água potável que deixaram de ser desperdiçados.

Tubulações
Focada em evitar a perda de água, a Cagepa também realiza a substituição frequente de tubulações antigas, do tipo de cimento amianto, por tubulações em PVC ou PEAD, como nos serviços de regularização de rede de abastecimento de água. E outras ações para manutenção da infraestrutura já existente são: utilização de inversores de frequência para o controle de pressão em adutoras e redes de distribuição evitando assim o rompimento; implantação da automação para controle dos níveis dos reservatórios e acionamento dos equipamentos via remoto; reaproveitamento de água da lavagem dos filtros das estações de tratamento de água; controle e diminuição do tempo de resposta para conclusão dos serviços de retirada de vazamento no sistema de abastecimento de água.

Projeto tem reconhecimento internacional

De acordo com a Cagepa, a educação ambiental também é uma preocupação constante da companhia, que mantém a Divisão de Meio Ambiente e Educação Sanitária, composta por uma equipe de técnicos sociais encarregados do desenvolvimento de trabalhos educativos na área ambiental em toda a Paraíba, para sensibilização da população sobre o uso dos serviços da Cagepa e, sobretudo, sobre o consumo de água no estado.
Fazem parte das iniciativas da Divisão de Meio Ambiente da Cagepa, campanhas como a Verão Cagepa, realizada todo mês de dezembro e janeiro, com o intuito de orientar a população da região de praias para o uso racional da água; e as campanhas e palestras educativas sobre o uso racional da água em escolas e comunidades.

Reconhecimento
No fim do ano passado, um projeto de redução de perdas e melhoria na distribuição de água desenvolvido pela Cagepa na revista científica Sensors, um periódico de circulação internacional e alto conceito acadêmico.

O artigo “Fuzzy Control of Pressure in a Water Supply Network Based on Neural Network System Modeling and IoT Measurements”, publicado na revista, foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Paraíba.

Segundo a companhia, além da redução nas perdas de distribuição de água, o projeto da Cagepa promove, ainda, economia considerável no consumo de energia elétrica.
Nas unidades onde o programa foi implantado, a companhia conseguiu zerar as multas por energia reativa excedente e registrou uma economia média de 30% a 40% no consumo de energia.

“Com o que poupamos nas faturas, conseguimos o retorno do investimento na aquisição dos inversores de frequência em apenas seis meses”, explica o engenheiro da Cagepa, Márcio Córdula.

Economize 20 litros

  • Não deixe a torneira da pia aberta. Ensaboe primeiro toda a louça e enxágue de uma vez.
  • Desligue o chuveiro para se ensaboar. *Economize até 300 litros
  • Lavagem de carro com a mangueira resulta em um gasto de até 300 litros de água. O certo é usar balde e flanela ou estopa.

Dicas para economia de água

  • Economize 10 litros – Deixe a torneira fechada e lave frutas e legumes numa vasilha com água e vinagre. Deixe a torneira fechada ao fazer barba ou enquanto escova os dentes.
  • Deixe o chuveiro fechado na hora de se ensaboar. Um banho de 15 minutos consome, em média, 220 litros de água.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 4 de junho de 2023.