Notícias

8 de março

Dia da Mulher será lembrado com vasta programação na PB

publicado: 08/03/2024 09h17, última modificação: 08/03/2024 09h24
Entre as ações, João Azevêdo irá anunciar um pacote de medidas, como a expansão da Patrulha Maria da Penha
POLIANA.jpg

Secretária Pollyanna Dutra destaca que houve avanço, mas a pauta referente à mulher ainda é vasta|Foto: Roberto Guedes

por Maria Beatriz e Priscila Perez*

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher e, para celebrar a data, entidades e órgãos públicos realizam programações voltadas, especialmente, para esse público. Em João Pessoa, será realizado um ato político, no Ponto de Cem Reis, a partir das 9h, com o tema “Pela Vida das Mulheres”. A atividade é organizada por movimentos de mulheres do estado e terá atividades culturais, oficinas e rodas de diálogo.

Dentre as ações previstas pelo poder público, o governador João Azevedo irá anunciar, a partir das 9h, no Teatro Paulo Pontes, um pacote de ações para marcar a data, garantindo um horizonte mais promissor para a mulher paraibana. Entre as novidades estão o lançamento de uma campanha contra a violência em todo o estado, a ampliação da Patrulha Maria da Penha -programa de acompanhamento preventivo periódico e apoio às mulheres com medidas protetivas em vigor, e a implementação de um programa de combate ao assédio sexual e moral nas repartições públicas.

Em João Pessoa, haverá ainda a assinatura de 36 contratos do Empreender Mulher e 49 em Campina Grande. Já no final de semana, os eventos continuam na Vila Olímpica Parahyba, na capital, com o Torneio de Futebol Feminino Margarida Maria Alves.

Já a Prefeitura de Campina Grande vem, desde 2021, realizando a Semana da Mulher Campinense. O propósito do evento é promover ações vindas de diversos segmentos da cidade e voltadas para as mulheres.

A Secretaria de Saúde da cidade aproveita a ocasião para unir o objetivo com a campanha do Março Lilás, que tem como intuito conscientizar as mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. Durante a Semana da Mulher são realizadas ações como exames ginecológicos para mulheres em situação de rua e expansão da oferta de mamografias. 

Já em outros espaços, como no Campus de Campina Grande da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), serão realizadas palestras e rodas de conversas com o tema “A violência contra a mulher.” A professora Margareth Melo, do Centro de Educação da UEPB, nos informa que os eventos acontecerão de manhã e à noite, na Central Acadêmica Paulo Freire. “Pela manhã teremos uma conversa com a advogada Catarine Oliveira, especialista em direito da mulher, e à noite estará presente Romênia Moura, coordenadora do Crea”, conta Margareth.

Ainda na UEPB da Rainha da Borborema, será realizado o  1º Seminário 8 de Março do Núcleo para Pesquisa dos Observadores do Direito, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas. O título do seminário, aberto ao público em geral, é “Luta e Memória da Mulher Negra no Brasil”.

A Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana também planejou eventos para todo o mês de março com a finalidade de enaltecer as mulheres. Desde segunda-feira, até amanhã, estarão ocorrendo caravanas de palestras sobre o protagonismo da juventude na equidade de gênero, por escolas da rede estadual de ensino da Paraíba.

No dia 15, ocorrerá a Marcha pela vida das Mulheres e pela Agroecologia no município de Areia.  Já nos dias 22 e 25 de março acontecem, respectivamente, o segundo Encontro da Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência Doméstica de Sousa e o seminário “Violência contra as mulheres, fluxo e rede de atendimento para profissionais dos hospitais de referência”, que será realizado na Escola de Saúde Pública do Estado.

Ao longo do mês, também serão realizadas palestras e vivências pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) em 106 municípios paraibanos. Por fim, o mês de comemoração a mulher se encerra com o lançamento do 3º núcleo do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, em Cajazeiras.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 08 de março de 2024.