Após quase cinco anos de espera, a obra de ampliação do Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa, será entregue, oficialmente, hoje. Segundo a Aena Brasil, concessionária responsável pela gestão do local, o aeroporto deverá ser o primeiro do Nordeste a receber novos investimentos, pois vem mantendo crescimento no número de passageiros nos últimos anos.
A estimativa foi do diretor de relações institucionais da empresa espanhola, Marcelo Bento, durante o Café com Turismo, evento promovido ontem na capital pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet).
“João Pessoa recuperou, em 2022, o tráfego de passageiros que tinha em 2019, o que não é o caso de todos os aeroportos do Nordeste. Foram, aproximadamente, 1,23 milhão de passageiros. No ano seguinte, em 2023, tivemos 1,43 milhão de passageiros. Um crescimento de 16% em relação a 2022, o que é muito expressivo. A economia brasileira não cresceu 16%, a atividade econômica não cresceu 16%, mas o tráfego de passageiros no aeroporto de João Pessoa cresceu 16%”, ressaltou Marcelo.
Segundo ele, o transporte aéreo na Paraíba tem acumulado um crescimento expressivo, inclusive em 2024. Marcelo Bento explicou que, em janeiro deste ano, 173 mil passageiros passaram pelo Aeroporto Castro Pinto, o que representa um aumento também de 16% em relação a janeiro de 2023. A mesma situação se repetiu no Carnaval que, neste ano, registrou alta de 12% em relação a 2022, com 34.528 passageiros e 225 operações de voos.
“Então é uma tendência que continua. Poucos aeroportos no Brasil mostraram não apenas uma recuperação do pré-pandemia, mas um crescimento vigoroso depois disso. Acho que, provavelmente aqui, pelo comportamento da demanda, deve ser um dos primeiros aeroportos que a gente terá uma nova etapa de investimentos”, previu o diretor da Aena Brasil.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 08 de março de 2024.