TECNOLOGIA

Equipe de Ecit paraibana vence competição nacional em SP

publicado: 31/07/2024 09h08, última modificação: 31/07/2024 09h08
ac1656d2-2037-4766-ab9d-39347e9b346c.jpeg

Premiação consagrou projetos que visam auxiliar agricultores | Foto: Divulgação/Secom-PB

Um grupo de alunos da Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, do município de Cuité, no Curimataú paraibano, se tornou campeão nacional da categoria Escolas Públicas na Semana de Estudos Avançados de Tecnologia (EAT 2024). Promovido pelo Instituto Alpha Lumen, o evento, que ocorreu entre 22 e 27 deste mês, em São José dos Campos, no estado de São Paulo, premiou a equipe cuiteense GreenTech com uma imersão no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

Formado pelos estudantes Iarley Riquelme Lima, Ellen Andresa Costa, Lívia Costa Gomes, Pedro Fabiano dos Santos e Giovanna Maria Marques, sob orientação do professor João Paulo da Silva, da disciplina de Biologia, o grupo escolar conquistou a primeira posição do Desafio App, graças ao desenvolvimento dos aplicativos GreenTech 2.0 e Green Feira. Os projetos, que propõem o uso de tecnologias e técnicas sustentáveis para ajudar agricultores a otimizarem as produções de suas hortas, já haviam garantido uma medalha de bronze à equipe.

“Estou extremamente orgulhoso e emocionado com essa conquista. Sinceramente, a ficha ainda não caiu. Ver o esforço e a dedicação dos nossos estudantes sendo reconhecidos em um evento nacional e tão concorrido é uma sensação indescritível. Foram mais de 600 equipes de todas as regiões do Brasil. Desde o início, eu já sabia que tínhamos um time talentoso, mas ser campeão nacional, vencendo na categoria Escolas Públicas, superou nossas expectativas”, comemorou o professor João Paulo.

O orientador também destacou o empenho e a preparação dos integrantes da GreenTech em identificar desafios de seu próprio entorno e conseguir projetar soluções concretas com base tecnológica. “Começamos identificando um problema local que impacta diretamente nossa comunidade, como a irrigação em ambientes do Semiárido — uma característica marcante do Nordeste brasileiro. Com esse foco, os alunos se dedicaram a entender melhor as necessidades dos pequenos agricultores e a desenvolver soluções práticas”, explicou João Paulo.

Além dos programas GreenTech 2.0 e Green Feira, o grupo da Ecit de Cuité desenvolve, atualmente, outros quatro projetos: o CuidAut, aplicativo para smart watch que visa auxiliar pessoas com autismo; o Nutrivida, que consiste na criação de uma farinha, feita com sobras de alimentos e caroço de jaca, como suplemento nutricional; o Arthro(In)Spira, que utiliza espirulina para fazer biscoitos nutritivos; e o Compostec, iniciativa relacionada a composteiras orgânicas.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de julho de 2024.