Notícias

Escola Cidadã Integral Socioeducativa realiza atividades sobre meio ambiente

publicado: 06/06/2019 09h30, última modificação: 06/06/2019 09h30
escola-cidada-integral.jpg

tags: ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL , SOCIOEDUCAÇÃO , MEIO-AMBIENTE , CONSCIENTIZAÇÃO


Ensinar aos jovens e adolescentes em cumprimento de medidas a importância de plantar e cuidar do meio ambiente. Este é o principal objetivo das ações que vêm sendo desenvolvidas nas unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), pela Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, durante a Semana do Meio Ambiente. 

Segundo Tatiana Pinangé, diretora da Escola Almirante Saldanha, a Semana do Meio Ambiente é uma forma de comemorar o dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho, data esta que já faz parte do calendário escolar. “A Semana do Meio Ambiente acontecerá em todas as unidades socioeducativas atendidas pela Escola. Durante todo o mês de junho, estaremos trabalhando a importância da preservação ambiental, do plantio de árvores, e do cultivo de novas mudas”, explicou. 

Na manhã desta quarta-feira (5), a programação da Semana do Meio Ambiente, no Centro Educacional do Jovem - CEJ, contou com a participação de todos os professores da Unidade que, junto aos socioeducandos (protagonistas), realizaram diversas ações baseadas no assunto. Dentro do programado, foram exibidos vídeos sobre a preservação do meio ambiente, aconteceram palestras temáticas, e produções manuais para o entendimento efetivo do que é sustentabilidade. 

“Já nesse início de atividades voltadas à preservação do meio ambiente, os socioeducandos produziram brinquedos e artefatos para a decoração, utilizando material reciclável, além de cartazes (que foram fixados no ambiente escolar) e um kit de lixeiras para coleta seletiva”, relatou Hilka Cristiane Pereira Macieira, coordenadora pedagógica do CEJ. 

No Centro Socioeducativo Edson Mota – CSE, a Escola escolheu o pau-brasil para fazer o plantio da muda, por se tratar de uma árvore nacionalmente nativa do nosso país. Durante a ação, os professores Edson Bernardo, Larissa Farias e Thayz Enedino, sob a coordenação pedagógica de Rute Vieira e da coordenadora da área Ciências Exatas e da Natureza, Cassiana Morais, realizaram o plantio de novas mudas, doadas pelo Jardim Botânico Benjamin Maranhão, dentro da própria Unidade. 

“Hoje, especificamente dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, aconteceu uma “Ação Verde” com o replantio de mudas de pau-brasil, no anexo da Escola Cidadã Integral Socioeducativa, no CSE, juntamente com a presença dos familiares e alunos protagonistas”, relatou Thayz Rodrigues, professora de Ciências e Projeto de Vida na Unidade. 

“No Centro Educacional do Adolescente - CEA, os socioeducandos e professores fizeram mudas de diversos tipos de plantas para a construção de um jardim que ficará localizado na frente da Escola. Uma atividade coletiva que envolve os professores de Ciências, Biologia e Artes e todos que fazem a Escola Cidadã Integral Socioeducativa nas Unidades”, disse Tatiana Pinangé. 

“Esse contato dos socioeducandos com a terra e com a natureza é extremamente importante porque são eles que desenvolvem todas as ações, desde a criação de novas mudas, ao plantio, e cultivo da planta. Com essas ações, trabalhamos a cor responsabilização pelo cuidado com uma nova vida, já que somos parte integrante desta natureza”, finalizou a diretora da Escola Cidadã Integral Socioeducativa.