A Paraíba foi classificada como o estado mais seguro do Nordeste e o sétimo mais seguro de todo o Brasil, em relação ao volume proporcional de roubos praticados em cada unidade da Federação. Os dados fazem parte da edição de 2024 do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado na última sexta-feira (27), pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
A classificação baseia-se em dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que contabilizam o número de roubos por 100 mil habitantes em todas as unidades federativas. O indicador avalia não apenas os crimes patrimoniais, mas também a capacidade de os governos estaduais protegerem a população, por meio de ações preventivas, de investimentos em inteligência policial e da atuação integrada das forças de segurança.
Somando 202,5 roubos totais por 100 mil habitantes, a Paraíba está atrás apenas de Santa Catarina (89,8 roubos por 100 mil habitantes), Minas Gerais (96,5), Mato Grosso (140,6), Tocantins (158,9), Mato Grosso do Sul (160,3) e Goiás (175,1).
Jean Nunes, secretário da Segurança e da Defesa Social (Sesds) da Paraíba, ressaltou a importância dessa conquista e atribuiu o resultado positivo aos esforços conjuntos das polícias Civil (PCPB) e Militar do estado (PMPB), do Corpo de Bombeiros e dos demais órgãos que integram o sistema de segurança pública estadual. “A posição da Paraíba no pódio nacional comprova que é possível alcançar resultados expressivos quando há planejamento estratégico, valorização dos profissionais da segurança e aplicação responsável dos recursos públicos. Esse reconhecimento é fruto do trabalho coletivo e da dedicação de homens e mulheres comprometidos com a proteção dos paraibanos. Estamos colhendo os frutos de uma política baseada em evidências, no monitoramento de indicadores e no fortalecimento das estruturas operacionais”, ressaltou o titular da Sesds.
O comandante-geral da PMPB, o coronel Sérgio Fonseca, destacou a contribuição da instituição para a redução dos índices de criminalidade na Paraíba. “Nossa atuação diária nas ruas, o investimento em inteligência e o combate qualificado à criminalidade são essenciais para construir um ambiente seguro, que atrai investimentos e promove o desenvolvimento”, avaliou.
Incentivo
O Ranking de Competitividade dos Estados é considerado uma ferramenta relevante de avaliação da gestão pública estadual no Brasil. Ao comparar o desempenho dos 27 estados brasileiros em diversos segmentos, o estudo busca incentivar a melhoria dos serviços prestados à população e promover um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 1° de julho de 2025.