Notícias

feira de artesanato

Evento exibe talento de artesãos na BR-230

publicado: 28/03/2025 10h18, última modificação: 28/03/2025 11h52
Produtores locais vendem suas obras em espaço aberto até domingo
2025.03.27 Feira artesanato Ferreira Costa © Leonardo Ariel (9) Giselda Peixoto.JPG

Considerada pioneira em marcenaria na capital, Gizelda produz miniaturas de madeira | Foto: Leonardo Ariel

por Sara Gomes*

Quem aprecia ou tem interesse em conhecer a rica tradição artesanal paraibana poderá prestigiar, até o próximo domingo (30), a Feira de Artesanato, que acontece no Home Center Ferreira Costa, situado às margens da BR-230, sentido João Pessoa–Cabedelo. O evento, promovido por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o estabelecimento comercial, ocorre em homenagem ao Dia Nacional do Artesão, celebrado no último dia 19.

No local, é possível encontrar produtos confeccionados em diferentes tipologias: há peças em crochê; acessórios elaborados com escamas de peixe; redes e mantas de algodão; panos de prato bordados; e miniaturas de madeira.

Uma das expositoras da feira é a artesã Cristiane Galdino, especializada em mosaicos decorativos, que começou a investir no artesanato há 10 anos, como hobby, e hoje ganha sua vida na área. Ela relatou que passou a ser contemplada pelo Programa do Artesanato Paraibano (PAP), iniciativa governamental de apoio à categoria, quando presenteou o Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, na capital, com um painel representando tipologias artesanais. “A partir disso, tivemos diversas oportunidades e projetos. Inclusive, sou uma das artesãs que expõe no PAP”, contou.

Cristiane e sua sócia, Teresa Santos, são proprietárias do ateliê Mosaico em Cores, que oferece, entre seus produtos mais vendidos, descansos de panela e bancos em mosaico. Ela elogiou a realização de mais uma feira para divulgar o trabalho de artesãos do estado: “É importante dar visibilidade ao artista local, porque o artesanato tem essa magia de fazer o único de cada peça”.

Aos 64 anos, Gizelda Pinto Peixoto acumula mais de quatro décadas de experiência em marcenaria, área na qual é considerada como uma pioneira em João Pessoa. Como o trabalho estava tornando-se cansativo, devido ao peso das peças que elaborava, Gizelda passou a se dedicar à produção de miniaturas de carros e móveis. “Há três anos, comecei a migrar para esse mercado e tem dado muito certo. Tenho peças em diversos estados, como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Os produtos mais procurados são carros antigos e o conjunto da cristaleira com a mesa de jantar”, revelou.

Admiradora do artesanato paraibano, Natividade Santos aproveitou sua ida ao Ferreira Costa, ontem, para visitar a feira. Lá, ela encomendou uma peça em crochê para uma prima que mora em Brasília (DF). “Acho importante presenteá-la com uma peça de artesanato da minha cidade, pois é uma lembrança personalizada”, destacou.

*Mátéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de março de 2025.