Notícias

METABÓLICA JAMPA

Evento realiza bariátricas ao vivo

publicado: 15/07/2024 09h36, última modificação: 15/07/2024 09h36
Procedimentos ocorreram no Hospital Santa Isabel, como parte de uma iniciativa de pesquisa e ensino
2024.071.jpg

Encontro teve participação de cirurgiões bariátricos, médicos em formação, residentes e profissionais de várias partes do país - Foto: Leonardo Ariel

por Samantha Pimentel*

Uma jornada dedicada às mais avançadas técnicas e conhecimentos em cirurgia bariátrica reuniu médicos cirurgiões durante todo o dia de ontem, no Hospital Municipal Santa Isabel (HSMI), em João Pessoa. O evento que motivou essa reunião foi o Metabólica Jampa 2024, que, além de promover intercâmbio e oportunidade de aprendizado, realizou cinco procedimentos cirúrgicos, transmitidos ao vivo. A ação foi uma preparação para o congresso nacional dessa área, que deve acontecer em outubro, em João Pessoa.

Durante a manhã, os participantes debateram os casos e decidiram qual a melhor técnica a ser utilizada em cada paciente. No período da tarde, foram realizadas as cirurgias bariátricas, que foram acompanhadas por todos os profissionais de saúde participantes. O médico cirurgião Geraldo Camilo Neto, coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HMSI e responsável pela organização do evento, destacou a importância da iniciativa para avaliar casos difíceis que integram o programa de cirurgia bariátrica municipal. “Discutimos cada caso de forma individual, para oferecer o melhor atendimento a esses pacientes”, disse.

Cirurgias beneficiaram cinco inscritos no Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel, em João Pessoa

Segundo o cirurgião, nessa primeira edição do evento, houve a participação de cerca de 15 cirurgiões bariátricos da capital paraibana, além de médicos em formação, residentes do HMSI e profissionais vindos de Brasília, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso e outros estados. Todos tiveram a oportunidade de observar os procedimentos ao vivo, numa imersão profunda nas práticas cirúrgicas mais modernas da área.

Para o médico Wagner Cunha, residente de cirurgia geral do HMSI, foi uma grande oportunidade de aprendizado. “A gente conseguiu trabalhar a experiência de outros especialistas da área e também pôde discutir o caso mais a fundo, ouvir as opiniões, ver o que está sendo trabalhado em cada estado e avaliar a situação da cirurgia bariátrica”, contou. As cirurgias realizadas durante o Metabólica Jampa beneficiaram cinco pacientes inscritos no Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel.

Preparação

O evento contou, ainda, com a presença do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Juliano Canavarros. “A Paraíba tem o perfil de estimular a discussão científica, é algo impressionante. A gente pode debater, discordar, concordar... É uma maneira de reunir amigos e engrandecer cientificamente a sociedade”, observou.

Ele também ressaltou o fato de o Metabólica Jampa ser uma preparação para o congresso nacional que acontecerá em João Pessoa. “Na verdade, é um esquenta para o que vem aí. Em outubro, o estado vai sediar o Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, o maior e melhor congresso de cirurgia bariátrica e metabólica do Brasil. Já temos mais de mil inscritos. Então, de 23 a 25 de outubro, estaremos novamente aqui, com vários palestrantes internacionais”, disse.

O Metabólica Jampa 2024 é uma realização do hospital, com a parceria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e da Unimed João Pessoa, além de patrocínio da Panther Healthcare, empresa de equipamentos hospitalares. O HMSI é referência no tratamento de pacientes com obesidade grave.

 *Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de julho de 2024.