Comemorando seis anos de criação neste mês, a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) inicia 2025 com um leque de ações voltadas para a modernização e a expansão de sua atuação, trazendo novidades significativas para a audiência. Entre elas, estão alterações na programação da Rádio Tabajara, a partir de amanhã; a modernização do parque industrial de sua gráfica; e um novo projeto gráfico editorial para o suplemento literário Correio das Artes, periódico cultural mais antigo do país ainda em vigência, com quase 76 anos.
A Rádio Parahyba FM, que fez seu primeiro aniversário em dezembro de 2024, continuará a expandir sua produção autoral nos próximos 12 meses. Um dos principais marcos desse crescimento será a inauguração de um estúdio próprio, que fortalecerá sua capacidade de criação de conteúdos. A emissora tem conquistado cada vez mais espaço no estado, consolidando-se como um canal de comunicação relevante para o público paraibano.
Já na sede do Jornal A União, as revistas especiais, em parceria com a Editora A União, e os impressos temáticos seguirão a todo vapor, com temas de grande relevância histórica e social, buscando sempre engajar seus leitores com informações de impacto. Em 2024, revistas como Vivências Femininas (em comemoração ao Dia Internacional da Mulher) e Lembrar para não Esquecer (em memória aos 60 anos do golpe civil-militar de 1964), além do suplemento Quebra-Quilos, ampliaram a cobertura do jornal e revigoraram a atuação da empresa como produtora de conteúdo relevante. Entre os lançamentos deste ano, destaca-se o primeiro livro da coleção A União, que trará à tona a literatura paraibana, focando em autores locais e erradicados no estado.
Para Naná Garcez, diretora-presidente da EPC, essas iniciativas fazem parte de um processo contínuo de adaptação e de compromisso com a informação de qualidade. “A modernização é uma necessidade, e estamos sempre prontos para nos adaptar à realidade do nosso público e do mercado de comunicação”, ressalta Naná, frisando que a transcrição de obras literárias para o sistema Braille permanecerá como outro destaque da empresa. “Atualmente, estamos no processo de análise para a escolha da próxima obra que será transcrita”, complementa o diretor de Mídia Impressa da EPC, William Costa. Em 2024, o livro selecionado para transcrição foi “Eu”, de Augusto dos Anjos, em homenagem aos 140 anos de nascimento e aos 110 anos de falecimento do poeta.
Eventos literários reforçam compromisso com autores do estado
Além das inovações institucionais, a EPC adentra o novo ano com a meta de fomentar iniciativas culturais e de valorizar autores paraibanos, mobilizando um conglomerado diversificado que inclui, ainda, a Livraria A União — Poeta Juca Pontes. Estabelecendo-se como um ponto de cultura local, com lançamento de livros, mesas de debates e exibição de documentários, a livraria — situada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, na capital — será palco dos encontros do Clube de Leitura Literar, criado em julho de 2024, com a proposta de estimular a produção literária do estado, por meio da criação de uma comunidade de leitores engajados, em um ambiente dinâmico e propício para a construção de diálogos.
Em 2025, a ideia também é aumentar a presença da livraria e da editora A União em feiras literárias; só no ano passado, a empresa envolveu--se em 13 eventos do gênero. “A participação ativa em feiras literárias, como a FliParaíba, e a parceria na realização de concursos literários, com o Concurso José Lins do Rêgo e o Concurso Juventude das Letras, realizados junto a algumas secretarias do Estado, são formas de incentivar e promover o talento dos paraibanos”, explica Naná.
A Editora A União também deve impulsionar sua operação neste ano, com a aquisição de uma impressora digital e de novos equipamentos para acabamento de livros e revistas, “o que permitirá à gráfica ampliar ainda mais sua capacidade de produção e atender a um mercado crescente de publicações”, como prevê William.
Integração entre os meios renova missão e tradição na área
Prestar serviços de comunicação pública, entendendo a informação como um direito humano. Essa é a missão da EPC, elaborada pouco antes da sua criação, em 2019. Na prática, contudo, a empresa vai muito além: apenas seis anos depois, levou a comunicação pública a um novo patamar na Paraíba, fortalecendo a democracia e garantindo o direito à informação de qualidade e à pluralidade de vozes.
Para Naná Garcez, “o conjunto de atividades entre os meios de comunicação dentro do conglomerado da EPC tem sido um fator fundamental para o fortalecimento da nossa atuação. Hoje, a empresa tem presença em todo o estado, oferecendo conteúdo relevante e abrangente por meio da rádio, do jornal impresso e de plataformas digitais”.
Com duas emissoras de rádio FM — a Tabajara 105.5 e a Parahyba 103.9 —, cada uma com uma programação distinta, a EPC tem expandido seu selo de qualidade e credibilidade no cenário radiofônico paraibano. Além disso, o Jornal A União, já conhecido como um nome de referência, agora integra um complexo industrial de comunicação, composto por diversas estruturas e iniciativas, reunindo gráfica, editora e livraria.
Audiência
A EPC também tem se destacado por uma constante interação com o público, refletida no engajamento em suas redes sociais. Só no último ano, suas páginas do Facebook e do Instagram somaram mais de 1,5 milhão de contas alcançadas, e os perfis do Jornal A União receberam mais de 35 mil visitas. Em seus primeiros seis meses de operação, a Rádio Parahyba FM atingiu 140,5 mil contas no Instagram, marcando presença nas pesquisas de audiência da Kantar Ibope. Já a Rádio Tabajara FM consolidou-se como um dos principais meios de cobertura esportiva na Paraíba, alcançando a liderança em várias transmissões no ano passado.
Essa aproximação com o público é um dos fatores-chave para a expansão da EPC, que investe continuamente em novas tecnologias e produtos para garantir sua relevância no mercado. “Além dos investimentos em mídia e comunicação, a empresa também comemora o primeiro ano de efetivação dos concursados, refletindo a crescente profissionalização e o fortalecimento institucional da EPC, que continua a apostar na inovação e na qualidade”, reforça Naná.
De acordo com William Costa, a empresa chega a 2025 com uma visão clara de crescimento, com atenção às demandas da audiência: “Nossa proposta é oferecer uma combinação de plataformas que atendam às diferentes necessidades do público, com um portfólio diversificado e de soluções integradas”.
Saiba mais
Inspirada no modelo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), de caráter público e vinculada ao Governo Federal, a criação da EPC foi iniciada em 2 de janeiro de 2019, com a Medida Provisória (MP) no 276. O documento alterou a denominação da Empresa Rádio Tabajara da Paraíba S.A. para Empresa Paraibana de Comunicação S.A., que absorveu A União — Superintendência de Imprensa e Editora. No dia 4 de abril do mesmo ano, a MP foi convertida na Lei no 11.306.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de janeiro de 2024.