Notícias

festa da mandioca

Exposição é destaque em Puxinanã

publicado: 16/10/2025 08h22, última modificação: 16/10/2025 08h22
Mostra de caprinos e ovinos está entre as atrações do tradicional evento municipal, que tem início hoje
Puxinana © Divulgação_Prefeitura de Puxinana.jpg

Com apoio do Governo do Estado, programação especial oferece, na cidade sertaneja, uma série de oficinas, palestras, desfiles e apresentações musicais | Foto: Divulgação/Prefeitura de Puxinanã

Começa hoje a 11ª Festa da Mandioca de Puxinanã, no Agreste da Paraíba. Entre as novidades da programação do evento, neste ano, que ocorrerá até o próximo domingo (19), está a edição de estreia da Exposição de Caprinos e Ovinos da cidade. A abertura da festa — promovida pela Prefeitura Municipal de Puxinanã, com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) — acontece às 16h, no Pavilhão Central, incluindo a presença de autoridades e uma apresentação da banda marcial local.

O titular da Sedap-PB, Joaquim Hugo Vieira, destaca a importância desse tipo de evento que vem sendo fomentado pelo Governo Estadual, definindo-o como vitrines para a comercialização e o desenvolvimento da produção do agronegócio paraibano. “As feiras e exposições são ambientes de negócios, de apresentação de produtos, de troca de experiências e de capacitação, visando ao melhoramento do que se produz”, pontuou o secretário.

A Exposição de Caprinos e Ovinos, que também tem início hoje, encerra-se no sábado (18), reunindo produtores rurais com o objetivo de fortalecer a agropecuária regional.

Agenda

Além da solenidade de abertura, o primeiro dia de atividades da 11a Festa da Mandioca de Puxinanã conta com a realização de diversas palestras, abordando temas como empreendedorismo rural, consultoria ambiental e, claro, a rica cultura da mandioca. Várias atrações culturais também ocorrerão, ao longo do dia, em diferentes pontos do município. O destaque vai para as apresentações musicais no Pavilhão Central, durante a noite, quando tocarão Marlos PB, Forrozão Kentura e Fabrício Fidelis.

Amanhã, a agenda da festa continua com novas palestras de capacitação, tratando de gestão eficaz para microempreendedores individuais (MEI) e captação de recursos para editais de fomento, entre outros assuntos. A segunda-dama da Paraíba, a advogada Camila Mariz, falará, na ocasião, sobre o Programa Antes que Aconteça, voltado ao enfrentamento da violência contra as mulheres. Estão previstas, ainda, mais shows, desfiles e a apresentação Do Lixo ao Luxo, organizada pela Escola Agrícola.

Já no sábado (18), a programação inclui a realização da 1a Gincana Escolar dos Lajedos, o Concurso de Cordel — com a participação das unidades da rede municipal de ensino — e performances musicais de Fernandinha, Juarez e Forró Saia Justa.

Entre várias atividades culturais, o domingo (19), último dia do evento, prosseguirá com a Exposição de Carros Antigos e oferecerá, na trilha sonora de encerramento da festa, shows de Thiago Freitas, Forró D2 e Diogo Cirne.

Também apoiam a 11ª Festa da Mandioca a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Appaco), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB) e o Banco do Nordeste (BNB).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de Outubro de 2025.