Notícias

inovação

Expotec deve superar expectativa de público

publicado: 09/08/2024 08h25, última modificação: 09/08/2024 08h25
Reunindo estudantes, especialistas e empresas, evento termina hoje
1 | 2
Alunos de instituições técnicas e do Ensino Superior expõem projetos inovadores | Fotos: Leonardo Ariel
2 | 2
Fotos: Leonardo Ariel
expotec.jpg
expotec2.jpg

por Samantha Pimentel*

Com o tema “Sustentabilidade digital e inovação para um futuro viável”, a Expotec 2024 se encerra hoje, no Centro de Convenções de João Pessoa. Realizado pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), em parceria com a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Governo do Estado, o evento deve superar sua expectativa de público: em vez de quatro mil pessoas, conforme estimativa inicial da organização, os quatro dias do encontro deverão registrar, ao todo, cerca de seis mil participantes.

Estudantes, professores, especialistas e profissionais de empresas de tecnologia têm se reunido na Expotec, em meio a uma programação de palestras, oficinas e exposições. Segundo Josilene Peixoto, coordenadora de eventos da Anid, o encontro vem crescendo desde a sua primeira edição, em 2015. “Estamos, hoje, na nossa 10a edição, com um crescimento gigantesco ao longo desse tempo. A gente aumentou o número de expositores, aumentou as oficinas, as participações de palestrantes renomados do Brasil todo, e a gente consegue, com isso, de forma gratuita, atingir alunos das redes pública e particular, universitários e empresas de base tecnológica. A gente consegue juntar todo mundo aqui, no mesmo ambiente, e compartilhar informações e conhecimento”, afirmou.

A diretora de Comunicação e chefe de gabinete da Funetec, Rejane Negreiros, também reforçou que esta edição da Expotec tem ultrapassado expectativas, com convidados de expressão nacional na área. “Pela primeira vez, a Funetec entrou como correalizadora do evento, e temos mais de 50 expositores, não só da Paraíba, mas todo um ecossistema do Nordeste e até de fora [da região]. Temos a presença da Associação Brasileira das Empresas de Software [ABES], que movimenta bilhões de reais, e trouxemos a Assembleia Legislativa da Paraíba [ALPB], como um parceiro extremamente importante, com a Plataforma ODS”, destacou Rejane, referindo-se ao sistema digital que verifica o desempenho das cidades paraibanas quanto ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Ao fim de tudo, hoje, nós vamos fazer a premiação dos municípios mais bem ranqueados na plataforma”, acrescentou.

Rejane apontou, ainda, a importância da adesão de universidades, de Institutos Federais e de outras instituições às discussões levantadas pela programação do encontro. “Os painéis e debates giram em torno da sustentabilidade, do desenvolvimento social, do meio ambiente. Esse é o tema da hora, e a gente está trazendo isso aqui”, frisou.

Raica Martins, estudante do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) no município de Catolé do Rocha, no Sertão do estado, comentou que o encontro oferece muitas oportunidades de aprendizado e intercâmbio. “Lá [em Catolé do Rocha], temos um grupo de Robótica, participamos de competições, Olimpíadas e projetos, mas aqui, na Expotec, estamos pela primeira vez. Estou gostando muito, tem uma variedade de projetos, de tecnologias em geral. Faço curso técnico em Edificações e também encontrei projetos na minha área, então achei muito bom, dá para aprender [sobre] várias áreas diferentes”, avaliou.

Estudantes disputam prêmio de R$ 25 mil

Um dos destaques da agenda da 10a Expotec teve início na manhã de ontem: é o “Hackathon — Camping Digital”, uma ação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties-PB), em uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB), a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer  (Sejel-PB) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PB).

A iniciativa reúne 230 estudantes de instituições de Ensino Superior da Paraíba, que, em grupos formados por cinco membros, participam de uma competição multidisciplinar, com o desafio de desenvolver ideias e soluções inovadoras para questões que se relacionam com o tema de sustentabilidade digital para o futuro.

“O objetivo do ‘Hackathon’ é desenvolver um produto, um serviço ligado a temáticas trazidas pela Secretaria do Meio Ambiente, que envolvem resíduos sólidos, economia verde e mudanças climáticas; ou seja, é uma discussão superatual que a gente leva para os estudantes de graduação de vários cursos, e esperamos promover muita diversidade de conhecimento e soluções inteligentes e aplicáveis ao cotidiano da sociedade”, explicou Giovania Lira, assessora técnica de inovação da Secties-PB.

A maratona (como também se chama o torneio) ocorre de forma ininterrupta, durante 34 horas, com a possibilidade de revezamento entre os integrantes dos grupos para descanso e alimentação. Ao fim da competição, as três melhores ideias, escolhidas por uma banca de avaliação, ganharão um subsídio de R$ 25 mil, além de um período de “incubação” no parque tecnológico ligado à Secties-PB, para o desenvolvimento dos projetos.

Soluções e recursos

Durante a abertura do “Hackathon”, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Cláudio Furtado, agradeceu a parceria das demais secretarias para a realização da maratona e falou aos competidores sobre a importância da iniciativa. “É muito importante vocês participarem desse momento, trazendo soluções. A gente espera que isso possa dar início à criação de empresas e que, depois, vocês pensem em acessar programas e editais, tudo seguindo uma cadeia de inovação, para que possam empreender e fazer circular recursos no nosso estado”, declarou o secretário.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura da competição a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, Rafaela Camaraense, e a coordenadora de Programas e Projetos da Fapesq-PB, Patrícia Costa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de agosto de 2024.