Laudo do ipc-pb

Falha causou acidente no Altiplano

publicado: 19/06/2024 09h12, última modificação: 19/06/2024 09h12
Casa de eventos não tinha estrutura adequada para garantir a segurança em casos de ventania intensa e chuvas
Desabamento Estrutura Casa de SHOWS_F. Evandro Pereira (10).JPG

O acidente na casa de eventos Up Garden deixou uma vítima fatal e mais de 60 feridos | Fotos: Evandro Pereira

por Samantha Pimentel*

Falhas na montagem da estrutura. Segundo o laudo do Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC-PB), essa foi a causa do acidente ocorrido em abril deste ano, na casa de eventos Up Garden, no bairro Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa. Na ocasião, parte da estrutura montada no espaço desabou, deixando uma vítima fatal e mais de 60 feridos.

"Se essa construção estivesse em conformidade com a norma, o acidente poderia ter sido evitado. Foi uma soma de fatores"
- Raquel Azevedo

O laudo atesta que a armação de telha e madeira, sobre a qual se montou o palco do evento, não oferecia a segurança adequada. O proprietário do local deve ser indiciado por lesão corporal e homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

De acordo com a diretora do IPC-PB, Raquel Azevedo, o laudo feito pela instituição apontou que a estrutura tinha cinco tesouras paralelas horizontais e 10 colunas, sendo as tesouras acopladas às colunas. “O maior problema era a ausência de contraventamento, que evitaria o deslocamento dessas tesouras paralelas. Entre uma e outra tesoura, deveria haver uma barra, que evitaria o deslocamento e daria mais estabilidade à armação”, ressaltou.

Raquel explicou que esse contraventamento é importante para garantir a segurança, sobretudo em situações com muita ventania e chuvas — como foi o caso, naquele dia. “Devido às condições climáticas, e com a ausência dessa estrutura entre as tesouras, o desabamento aconteceu. Se essa construção estivesse em conformidade com a norma, o acidente poderia ter sido evitado”, afirmou. Ela disse também que o Corpo de Bombeiros emitiu liberação para o funcionamento do espaço antes da construção dessa nova estrutura, mas o documento deveria ter sido renovado, incluindo essa nova área para vistoria — o que não foi feito.

Além da falta de contraventamento, a estrutura também possuía outros problemas. Segundo Raquel, os pilares eram formados por madeira de baixa qualidade — o eucalipto —, em dimensões que não eram as adequadas. “Foi uma soma de fatores. Mas o fator primordial foi essa ausência de contraventamento”, disse. Devido ao ocorrido, desde então, o local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de junho de 2024.