Feriado muda horário de comércio e órgãos

publicado: 31/10/2023 11h37, última modificação: 31/10/2023 11h37

por Sara Gomes*

Na próxima quinta-feira é Dia de Finados, data que a Igreja Católica homenageia os familiares e amigos falecidos. Como no sábado foi o Dia do Servidor Público, o Governo da Paraíba transferiu a comemoração para sexta-feira, um dia após o feriado. A medida também foi adotada pela Prefeitura de João Pessoa e outras repartições públicas. Confira os serviços que funcionam ou fecham no feriadão.

Embora não haja expediente nas repartições públicas estaduais e municipais, serão mantidos os serviços essenciais de limpeza, segurança e de saúde. As Unidades de Saúde da Família (USF’s) e policlínicas de João Pessoa não funcionarão na quinta-feira em virtude do ponto facultativo. Também não funcionarão outros serviços de Atenção Básica e Especializada, como Centros de Práticas Integrativas e complementares.

Feiras livres
A Sedurb informou que a abertura dos mercados públicos e feiras livres no Dia de Finados fica a critério dos comerciantes.

Comércio
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) declarou que todas as lojas do comércio de João Pessoa podem funcionar neste feriado, desde que cumpra com o que está na convenção trabalhista, o equivalente a uma verba indenizatória de R$57 e um dia de folga dentro do mês trabalhado. Na avaliação do presidente da CDL João Pessoa, Nivaldo Vilar, deverão abrir as lojas de grande porte no Centro de João Pessoa. “Não compensa abrir no Dia de Finados em lojas pequenas, pois o movimento é fraco. Acredito que apenas lojas de grande porte deverão abrir na quinta-feira, pois têm condições de pagar o dia trabalhando e conceder folga”, declarou.

Trens
A Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) de João Pessoa informou que os veículos leves sobre trilhos (VLTs) não irão funcionar no feriado. Os trens voltam a circular na sexta-feira, a partir das 4h52 e seguem até 19h51. No sábado o funcionamento é das 4h52 às 13h06.

Bancos
Os bancos não funcionam na quinta-feira. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece que os bancos não abrem em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais. As contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Outra opção é o acesso a canais alternativos para realização de operações bancárias.

Bica e Jardim Botânico
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), localizado no Róger, funciona nos feriados de terça a domingo, das 8h às 17h, porém a bilheteria até às 16h. A entrada custa R$3, sendo que crianças com até sete anos e idosos acima de 65 anos não pagam. O Jardim Botânico Benjamim Maranhão também funcionará normalmente neste feriado e no ponto facultativo, das 8h às 16h30. Para fazer a trilha ecológica no lugar é necessário chegar meia-hora antes.

Shoppings
Neste feriado nacional, os shoppings Manaíra e Mangabeira abrem com todas as lojas, quiosques, praça de alimentação e restaurantes das 10h às 22h. Os cinemas e atividades de lazer também funcionarão normalmente. No feriado de Dia de Finados algumas operações como os bancos, por exemplo, não vão funcionar.

MAG Shopping
O shopping estará aberto das 9h às 21h para lojas físicas e das 10h às 22h para praça de alimentação e cinema. A alameda de serviços também funcionará normalmente.

Shopping Tambiá
O shopping estará aberto a partir das 12h. As lojas encerram o funcionamento às 20h, já o playtoy e a Praça da Alimentação às 21h. O cinema funcionará de acordo com a programação.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 31 de outubro de 2023.