A edição 2024 do Maior São João do Mundo será com algumas mudanças significativas em seu formato, e terá mais dias de celebração. Serão 33 noites de shows, ao invés dos 32 do ano passado. O arrasta-pé começará no dia 29 de maio e se estenderá até o dia 30 de junho. O novo layout da festa, a grade artística, e demais novidades serão anunciadas no próximo dia 18 de março. A data, bem como a empresa responsável pela montagem da estrutura e nomes de artistas já anunciados para o evento, foram confirmados ontem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Uma das principais alterações no formato desta 41ª edição do evento será a interligação do Parque Evaldo Cruz, popularmente conhecido como Açude Novo, com a parte superior do Parque do Povo. A obra, que ocorre há alguns meses, dará uma cara nova à festa.
Obra
Vale lembrar que as obras no Açude Novo, que começaram no último mês de agosto, estão orçadas em R$ 40 milhões. O projeto prevê a revitalização de toda a área do parque contando com novas estruturas como quadras poliesportivas, ciclovia, pista de skate e de cooper, playground, espaço pet, quiosques, estacionamento, lojas e banheiros com acessibilidade.
Shows
Outra mudança é o local onde os grandes shows irão acontecer. Desde 2013, o palco principal vinha sendo montado a parte superior da área da festa, nas proximidades da avenida Floriano Peixoto. Esse ano voltará a ser erguido na parte inferior, perto da rua Dr. João Moura. A alteração do local, conforme informação do município, é para ampliar o espaço dos shows, e assim conseguir ter sua capacidade de público aumentada.
“Os últimos detalhes já estão sendo definidos e, no dia 18 de março, vamos apresentar para toda Campina Grande o novo layout, bem como a grade de programação da edição 2024 do nosso São João que, com certeza, será de absoluto sucesso”, disse a Secretária de Desenvolvimento, Tâmela Fama.
A cerimônia de apresentação dos cantores e bandas da festa contará com grupos culturais, quadrilhas, trios de forró e alguns artistas que farão parte do evento. A apresentação será anunciada pelo prefeito Bruno Cunha Lima e representantes da empresa. Já estão confirmados os shows de Alcymar Monteiro, Flávio José, Roberta Miranda, Santanna, Amazan, Ton Oliveira, e do sertanejo Gusttavo Lima. Outro cantor que deve animar os forrozeiros é o Nadson Ferinha, confirmado pelo gestor ainda durante a realização do seu show no Parque do Povo, no ano passado.
Na noite do lançamento, a expectativa é que sejam confirmados os shows de Wesley Safadão, Xandy Avião, Solange Almeida, Os Três do Nordeste, João Gomes, Iguinho e Lulinha, Capilé, único artista a se apresentar em todas as edições da festa, entre outros. Além disso, serão anunciados os cantores do universo gospel a participarem do evento. Nomes como o de Padre Nilson Nunes é dado como certo.
Reunião com MPPB definiu horário de encerramento das apresentações
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município se reuniu, ontem, com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a empresa responsável pelo evento para discutir, entre outros pontos, o tráfego de veículos e o horário de encerramento dos shows da festa junina em Campina Grande.
Abertura dos portões no Parque do Povo ocorrerá às 17h, exceto no fim de semana, que será às 16h
A abertura dos portões do Parque do Povo ocorrerá às 17h. No entanto, no fim de semana, será antecipada para às 16h, segundo sugestão da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tâmela Fama. “Esse foi um pleito que levamos aos envolvidos na festa, porque esse horário pode atrair muitas famílias para visitarem o Parque do Povo e conhecerem toda a estrutura antes do início da grande movimentação de cada noite”, explicou Tâmela.
Após algumas sugestões, foi lançada a proposta para que as apresentações das segundas, terças, e quartas-feiras, sejam encerradas à meia-noite. Sextas e sábados a festa deverá ser concluída às 2h30. Nas quintas e domingos, os shows só poderão ir até às 2h. Na abertura da festa, que será em uma quarta-feira, as atrações poderão se prolongar até às 2h30. O mesmo horário foi mantido para o dia 23, véspera do São João.
Tâmela ressaltou que, apesar do horário de abertura dos portões ter sido antecipado, os equipamentos sonoros somente serão ligados a partir das 18h. E, para o horário de encerramento, será obedecido o horário das atividades do palco principal. Foi permitida uma tolerância de 30 minutos para que os estabelecimentos, instalados no Parque do Povo, encerrem as atividades nos horários previstos em cada data.
Outras reuniões deverão ocorrer para que, em conjunto com as forças de segurança do Estado, haja um consenso e um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), seja assinado.
Tráfego
O encontro também discutiu o tráfego de veículos na rua Sebastião Donato, localizada ao lado do Parque do Povo. A via costuma ser interditada durante os dias de evento. Segundo o MPPB, existe uma ação que determina que a rua permaneça aberta ao trânsito até às 18h.
A empresa Arte Produções, representada na ocasião pelo seu diretor jurídico, Natanael Cortez, garantiu que serão usados portais e outras estruturas que permitam o trânsito de veículos durante o dia. A noite, a empresa fará a interdição da via, dispondo de todo o equipamento de segurança para controle das entradas.
Os seguranças que trabalham nos portões de acesso estarão a postos para execução de revistas e controle sempre no horário de abertura do Parque (17h e 16h nos sábados e domingos).
Com relação aos moradores de ruas próximas ao Parque do Povo, ficará sob a responsabilidade da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), o cadastramento e a identificação destes moradores.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de fevereiro de 2024.