Festa em CG ganha vista panorâmica

publicado: 08/05/2024 09h58, última modificação: 08/05/2024 09h58
Novos mirantes vão oferecer visão privilegiada aos visitantes do Parque do Povo e do Parque Evaldo Cruz
Montagem-da-estrutura-do-Parque-do-Povo-(3).jpg

Orçadas em R$ 30 milhões, reformas na área principal do Maior São João do Mundo deverão ser concluídas até 29 de maio | Foto: Julio Cezar Peres

por Maria Beatriz Oliveira*

Entre as novidades trazidas pelas reformas do Parque do Povo para o Maior São João do Mundo deste ano, a área onde se concentra o tradicional evento de Campina Grande passará a contar com dois mirantes, onde os visitantes poderão apreciar vistas panorâmicas da festa.

As plataformas serão instaladas nas duas extremidades da Rua Lino Gomes da Silva. Assim, será possível observar não só o Parque do Povo, mas também o Parque Evaldo Cruz, outro polo do evento campinense. A estrutura que permite a vista elevada do Parque do Povo foi concluída ontem e ainda deve receber uma fogueira gigante como decoração. Já o outro mirante deverá ser finalizado no início da próxima semana.

De acordo com Joab Machado, secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos (Secob), essas novas instalações modificarão de forma benéfica a dinâmica do São João da cidade e o uso de seus espaços, oferecendo mais opções de entretenimento para os visitantes. “Seja economicamente ou do ponto de vista do turismo, a ampliação do Parque do Povo será muito bonita e envolvente. Além disso, os visitantes terão um maior conforto no deslocamento pela área”, aponta Joab.

Com orçamento de cerca de R$ 30 milhões, a obra completa de ampliação do Parque do Povo – que, segundo a Secretaria Municipal de Obras, passará dos 31.595 m² para 39.934 m² – deve ser concluída até o próximo dia 29, quando se iniciam os 32 dias de festejos juninos na Rainha da Borborema.

Evento convoca comerciantes de bebidas para recadastramento

O recadastramento dos ambulantes que comercializam bebidas na área de shows do Parque do Povo, durante o São João de Campina Grande, começou ontem e segue até o fim da tarde de hoje. A Arte Produções, empresa responsável pelo evento, convocou 120 comerciantes para preencher as vagas disponíveis para a edição deste ano, sendo que aqueles que já possuem registros de participações anteriores na festa terão prioridade na renovação do cadastro.

Para garantir vaga no recadastro, o vendedor interessado deve comparecer ao Teatro Rosil Cavalcante, até as 17h, portando documentos de RG e CPF, além de comprovante de residência atualizado e certidão de antecedentes criminais.

Sobre os preparativos para a tradicional festividade, Monique Fernandes, produtora executiva da Arte Produções, destaca que as atuais reformas do Parque do Povo também foram pensadas para beneficiar os ambulantes. “Nós estamos trazendo um maior conforto para as pessoas que vêm curtir o São João, e, conseguindo oferecer isso ao turista e ao forrozeiro, teremos mais pessoas no local. Consequentemente, o vendedor poderá ter mais êxito em suas vendas”, afirma Monique.

A produtora ressalta ainda que, no momento do recadastramento, é realizada uma checagem para avaliar se o ambulante é permissionário de edições passadas do evento campinense. “Nossa maior prioridade é com os comerciantes que já possuem uma história no São João, mas se, por acaso, sobrarem vagas, vamos comunicar e fazer uma reconvocação”, explica.

Há mais de 30 anos, Maria Emília Santos trabalha como vendedora de cerveja, refrigerante e água no Parque do Povo. Ela conta que é no período das festas juninas que consegue obter boa parte de seu sustento anual e revela boas expectativas para a edição de 2024: “Eu sempre trabalhei ali, na área dos shows mesmo, pertinho do palco. Chego umas 18h30 e só saio quando a festa termina, ao amanhecer do dia. É cansativo, mas vale a pena. Acho que agora, com o aumento do espaço do palco, vai ter ainda mais gente e vai dar para tirar um dinheirinho bom, principalmente nos fins de semana”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 08 de maio de 2024.