Notícias

Queda de postes

Quase três mil pessoas ficam sem luz

publicado: 09/05/2024 08h41, última modificação: 09/05/2024 08h41
Serviço foi suspenso após um caminhão ter atingido três postes no bairro do Varadouro, em João Pessoa
2024.0599.jpg

Equipe da Semob esteve no local acompanhando a troca dos postes e da fiação por parte da Energisa | Fotos: Leonardo Ariel

por Emerson da Cunha*

Na manhã de ontem, por volta das 7h, um caminhão atingiu três postes na Rua da República, no bairro do Varadouro, Centro de João Pessoa, provocando a suspensão do fornecimento de energia elétrica e a interrupção do trânsito no logradouro até o cruzamento com a Rua Francisco Lopes, próximo à antiga Central de Polícia. Segundo a Energisa, quase três mil clientes foram atingidos com a queda de energia elétrica na região.

Equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estiveram no local acompanhando a ação de troca dos postes e da fiação pela Energisa, que seguiu até as 16h. Não houve feridos. De acordo com a distribuidora de energia, no ano de 2024, houve 225 ocorrências de colisões em postes, número 14% maior do que o mesmo período do ano passado.

Ontem, o fornecimento de energia foi restabelecido ainda no início da manhã para 99% das pessoas prejudicadas. As demais, um grupo de 100 moradores, tiveram o abastecimento feito por gerador enquanto o serviço estava sendo realizado.

Restabelecimento da energia elétrica ocorreu no início da manhã de ontem para 99% dos quase três mil clientes atingidos

Alerta

A Energisa alerta para que, em caso de incidentes, sempre que possível, o condutor permaneça no veículo e acione imediatamente a distribuidora, pois podem haver cabos sobre o veículo ou próximos, podendo ocasionar choque elétrico. O Samu e o Corpo de Bombeiros também devem ser acionados.

Números

O mês de janeiro registrou a maior quantidade de acidentes neste ano, com 66 colisões; seguido de março, com 53; e abril, com 55. Em fevereiro, houve uma queda, mas ainda assim, foram 45 acidentes. Nessas ocorrências, carros, caminhões e até maquinários agrícolas atingiram postes e ainda danificaram cabos, equipamentos e demais estruturas da rede, impactando o fornecimento de energia para clientes das proximidades. Neste ano, mais de 60 mil clientes tiveram a energia interrompida temporariamente em decorrência de batidas contra postes.

Saiba Mais
O que fazer em caso de colisões com postes?

A Energisa orienta que, em caso de colisões de veículos com postes, os ocupantes do veículo mantenham a calma e permaneçam dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de equipe especializada da distribuidora, que realizará os procedimentos com a máxima segurança. Quem se deparar com um acidente nessas circunstâncias também precisa manter a distância e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo 193, e avisar à Energisa, pelo 0800 083 0196.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de maio de 2024.