SÃO JOÃO

Festejos aquecem o turismo regional

publicado: 02/06/2024 23h07, última modificação: 02/06/2024 23h07
Além de Campina e João Pessoa, cidades do Brejo paraibano despontam entre os destinos mais procurados
Cidade de Areia _crédito Prefeitura de Areia.jpg

Com 80% dos hotéis e pousadas com reservas esgotadas, Areia se prepara para sediar o São João Raiz e receber, durante o período de festas juninas, até cinco mil pessoas | Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Areia

por Priscila Perez*

“Olha pro céu, meu amor/ Vê como ele está lindo!” Esses são alguns dos versos mais cantados n’O Maior São João do Mundo, que começou nesta semana, no Parque do Povo, em Campina Grande, por onde devem passar mais de três milhões de pessoas, sendo 620 mil turistas. Não à toa, a expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade é movimentar R$ 600 milhões durante o evento, 20% a mais do que em 2023. Mas os festejos juninos não se limitam aos 33 dias de festa na Rainha da Borborema, estendendo-se também ao Brejo paraibano e a João Pessoa, que estão entre os destinos mais procurados por quem faz questão de curtir o São João dentro do estado. E opções não faltam.

Atualmente, a rede hoteleira paraibana registra 56% de ocupação na capital e 65% no interior, de forma geral, considerando todo o mês de junho. Já em relação ao período de São João, comemorado no próximo dia 24, a ocupação é maior: 68% e 94%, respectivamente. De acordo com Lygia Tavares, gerente-executiva da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (Abih), esses números tendem a aumentar nos fins de semana e conforme o São João se aproxima. “Em João Pessoa, a demanda cresce à medida que nos aproximamos do período junino, pois, além das festas na capital, a rede hoteleira do interior não consegue atender a todos os turistas, que acabam optando por se hospedar na cidade”, explica.

A capital também é popular entre os brasileiros que desejam viajar para o Nordeste durante os meses de junho e julho. Segundo a empresa de viagens Decolar, João Pessoa está entre os 10 destinos mais buscados pelos viajantes em seu site e aplicativo, figurando na oitava posição, uma preferência que tem aquecido a rede hoteleira pessoense ao longo desse período. Para se ter ideia, durante as férias escolares, o índice de ocupação tem ficado acima de 85% na cidade. “Praticamente, não estamos mais sentindo o impacto da chamada baixa estação”, afirma o secretário de Turismo da capital, Daniel Rodrigues.

Imersão em cenários rurais atrai visitantes ao interior do estado

No Brejo paraibano, durante o São João, o movimento é impulsionado não apenas pelos festejos de rua e as baixas temperaturas, mas também pelo turismo de experiência, que tem atraído cada vez mais pessoas ao interior. “O nosso maior público é da Paraíba, mas temos recebido muitos turistas do Rio Grande do Norte e Pernambuco”, conta Jaime Souza, presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano. São destaques da temporada junina as cidades de Bananeiras e Areia, onde ocorrem as principais atrações relacionadas à festa, com direito a forró pé de serra, quadrilhas e comidas típicas.

De acordo com a Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura-PB), 80% dos hotéis e pousadas da cidade estão com as reservas esgotadas; já entre os 20% restantes, a taxa de ocupação varia de 80% a 90%. Para o secretário de Cultura e Turismo de Areia, Rinaldo Bandeira, a imersão no tradicional “São João do campo” – com fogueiras, milho assado e encontro de famílias –, as pousadas rurais e o clima frio do município são seus grandes atrativos. “Para quem deseja paz e tranquilidade, animação e uma boa cachaça para completar a diversão, Areia é o destino”, crava o secretário. A segunda edição do São João Raiz, como é chamado o evento local, ocorre nos dias 14, 15, 21 e 22 de junho, com programação de música, apresentações de quadrilhas e feira de artesanato e gastronomia.

Segundo Rinaldo, apesar de Areia contar com, aproximadamente, mil leitos – e praticamente todos já estarem ocupados –, são esperadas até cinco mil pessoas na cidade durante a época. “E essa estimativa pode aumentar facilmente, já que, em Bananeiras, teremos um festejo junino gigante, que também impulsionará a ocupação das cidades circunvizinhas”, avalia.

“Isso fortalece o turismo, inclusive porque, depois dos festejos juninos, vem o ‘Caminhos do Frio’, no mês de julho”, complementa Jaime Souza, lembrando a conhecida rota cultural que combina artes e música na região serrana do estado. “De agora até setembro, teremos todos os nossos leitos ocupados”, garante o presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano.

Mais opções

Outras cidades paraibanas também estão despontando entre as favoritas dos turistas por oferecerem programações mais diversas. Borborema, por exemplo, se destaca por ter “o Maior São João Vespertino do Brasil”, como afirma Jaime Souza. O evento, que compreende quatro dias de festa, a partir de 21 de junho, é reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial da Paraíba e muito famoso por celebrar a cultura nordestina de forma bem tradicional.

Há ainda o aconchegante município de Pilões, que viu seu número de pousadas saltar de duas, em 2022, para 10 no ano seguinte. O impulso foi dado pelo turismo de experiência, com destaque para a vivência em comunidades locais. “Temos, por exemplo, o Memorial Casa de Farinha, que está com todos os fins de semana de junho com turmas agendadas. Então, não é só a rede hoteleira que está se comprometendo”, observa o porta-voz do Fórum de Turismo do Brejo.

Pilões e Areia, a propósito, se unem a Remígio e Solânea na Rota das Flores, um novo roteiro turístico que oferece, entre suas atrações, a oportunidade de acompanhar como trabalham os floricultores locais, participar de oficinas gastronômicas e experimentar drinks florais.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 02 de junho de 2024.