Conhecida por sediar a primeira fábrica de cocada artesanal do Brasil, suas belas cachoeiras e seu pioneirismo no cultivo de flores em estufa na Paraíba, a cidade de Pilões, localizada no Brejo do estado, recebe a Rota Cultural Caminhos do Frio 2024, de amanhã até o próximo domingo (14).
O autor paraibano, a propósito, é o grande homenageado da edição deste ano do Caminhos do Frio, cujo tema se inspira no Movimento Armorial — iniciativa idealizada por Ariano, com a proposta de valorizar a cultura popular do Nordeste. A própria rota cultural vem nutrindo o mesmo propósito, tanto que, no ano passado, trouxe, entre suas atrações, o poeta e cordelista Bráulio Bessa.
Para o presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano e secretário de Cultura e Turismo de Pilões, Jaime Souza, o Caminhos do Frio quebra paradigmas, pois é uma oportunidade de educar e entreter a população por meio da cultura popular, incluindo a tradicional literatura de cordel. “A maioria das pessoas não conhecia Bráulio Bessa, mas ficou encantada com sua história, carisma e forma genuína de fazer poesia”, ressalta Jaime.
Outro destaque da abertura do festival é a exposição de arte naïf, do artista plástico Clóvis Júnior, no Museu de Arqueologia. A obra de Clóvis também se vincula à cultura popular, retratando o lugar onde ele nasceu e suas tradições, assim como o Movimento Armorial. O artista, natural de Guarabira, se diz honrado em expor seu trabalho em Pilões: “É uma região que traz muitos elementos que fazem parte das minhas obras, no que se refere à vida, ao cotidiano e às paisagens naturais, que transmitem a tranquilidade e grandiosidade de seu povo. No Brejo paraibano, encontrei elementos religiosos muito fortes, históricos, artísticos e culturais que se assemelham à minha cidade natal”.
De acordo com a Prefeita de Pilões, Socorro Brilhante, a organização da rota cultural estima receber, durante a programação na cidade, mais de 40 mil pessoas. “A ocupação hoteleira vem sendo ampliada desde o ano passado. No São João, as pousadas ficaram lotadas e já estão comprometidas para o Caminhos do Frio”, revela Socorro.
Atrativos diversos
Em meio às atrações do Caminhos do Frio, o público visitante ainda poderá conferir o roteiro Pilões Rota Criativa, que inclui o Memorial Casa de Farinha, o primeiro museu arqueológico da Paraíba, a produção local de flores em estufa e a nacionalmente pioneira fábrica de cocada artesanal do município, encerrando o passeio com um café cultural e o pôr do sol no Targino’s Sítio.
Além disso, a passagem pela cidade é uma oportunidade de conhecer seus demais atrativos turísticos, a exemplo das cachoeiras Ouricuri e da Manga, que recebem centenas de visitantes semanalmente. Outro ponto forte de Pilões é o turismo de aventura, com destaque para a Pedra do Cruzeiro, na Serra do Espinho, onde é possível praticar o maior rapel da Paraíba, com 200 m de altura.
Visitantes poderão escalar pedras, provar flores e fazer arte
Na terça-feira (9), o destaque da programação em Pilões será o desfile de moda Mulheres da Pedra, às 20h30, com uma associação local de artesãs que passará a receber turistas em sua sede. Já na quarta-feira (10), o evento se volta ao Festival Gastronômico do Brejo Paraibano e à Rota das Flores. Às 8h, será promovida uma oficina de gastronomia, no Memorial Casa de Farinha, além de uma oficina de modelagem em argila, seguida por uma experiência gastronômica, na Churrascaria Beira Rio, às 12h30.
À tarde, às 14h, está prevista uma visita técnica à Casa da Cocada, considerada a primeira fábrica de cocada artesanal do país, na Vila Pau D’Arco. Em meio ao sucesso como atração turística, o estabelecimento precisou ter sua estrutura e mão de obra ampliadas para dar conta da alta demanda. “Ele produz cocadas nos sabores amendoim, coco, maracujá, castanha e goiaba. E, depois da divulgação, aumentou a produção em 50%, tanto que seus produtos circulam por vários estados do Nordeste”, relata Jaime Souza, secretário de Cultura e Turismo do município.
Ainda na quarta, às 15h, a cooperativa de floricultores apresenta ao público sua produção de flores comestíveis. Haverá também, às 19h, no Museu de Arqueologia de Pilões, uma aula-espetáculo de gastronomia, ministrada por um chef do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Da tirolesa à xilogravura
A partir de quinta-feira (11), o destaque vai para a primeira edição do Encontro Paraibano de Turismo de Aventura, realizado por uma parceria entre a prefeitura municipal e os proprietários da parte superior da Pedra do Cruzeiro, conforme explica Jaime: “Na programação, vai ter várias oficinas, incluindo técnicas de segurança em ancoragem para esportes, escalada top-rope e primeiros socorros, além da contemplação do pôr do sol e de luau na Pedra do Cruzeiro”. No sábado (13) e no domingo (14), serão oferecidas, durante o dia, atividades ao ar livre, como rapel, trilha e tirolesa.
Os interessados em arte e cultura popular também terão dias cheios: às 8h e às 14h da quinta-feira, por exemplo, serão ministradas oficinas de xilogravura, no Museu de Arqueologia, e, às 19h, a Praça João Pessoa sediará o Festival de Cordel, seguido por uma apresentação de Marcus e Banda, às 21h. Já às 8h da sexta-feira, o mesmo museu será palco de contação de histórias para as crianças, além de uma oficina de bonecos de Babau e musicalização de poesia, apresentada por Felipe Pajaú e Guto Ferreira.
Agenda musical
Shows
Entre as atrações musicais do evento, estão o cantor e compositor Flávio José, o grupo Pagode Nação PB e Os 3 do Xamego, que se apresentam na Praça João Pessoa
Uma das novidades do Caminhos do Frio 2024 é a Rota das Igrejas Criativas, que visa transformar igrejas do Brejo em palco para apresentações de música e cultura popular. Assim, no sábado, a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Pilões, recebe, às 19h, o Concerto Sinfônico.
Entre outras atrações musicais da programação na cidade, se apresentam, no domingo, o grupo Pagode Nação PB, às 17h, e Os 3 do Xamego, às 19h. O encerramento do festival fica por conta do cantor e compositor Flávio José, às 21h30. Todos os shows ocorrem na Praça João Pessoa.
A Rota Cultural Caminhos do Frio passará, ainda, por Matinhas (15 a 21 de julho), Solânea (22 a 28 de julho), Serraria (29 de julho a 4 de agosto), Borborema (5 a 11 de agosto), Remígio (12 a 18 de agosto), Bananeiras (19 a 25 de agosto), Alagoa Grande (26 de agosto a 1o de setembro) e Alagoa Nova (2 a 8 de setembro).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de julho de 2024.