EM JOÃO PESSOA

Hospital de animais começa a atender

publicado: 09/07/2024 08h57, última modificação: 09/07/2024 08h57
Com investimentos de R$ 4,5 milhões, o equipamento é administrado pela Secretaria do Meio Ambiente
1 | 2
Unidade localizada no Bairro dos Estados oferece procedimentos clínicos, cirúrgicos e ambulatoriais | Fotos: Evandro Pereira
2 | 2
Hospital-Veterinário_F.jpg
Antônio-Rocha_F.jpg

por Sara Gomes*

A capital paraibana ganhou mais um equipamento público voltado à política de bem-estar animal. Com investimentos de R$ 4,5 milhões, sendo R$ 3,8 milhões de recursos da Prefeitura de João Pessoa e R$ 700 mil de emenda parlamentar, começou a funcionar ontem o Hospital Veterinário de João Pessoa, também chamado de Hospital do Pet. Administrada pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam), a unidade realizará serviços clínicos, ambulatoriais e cirúrgicos para gatos e cães.

Na primeira semana de funcionamento, estão sendo oferecidos serviços clínicos e ambulatoriais. Em breve, serão disponibilizados à população cirurgias de tecidos moles, ortopédicas, oncológicas e cirurgia geral, assim como internação, medicamentos e alguns exames de maior complexidade.

Conforme o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, a abertura da unidade engrossa a lista de serviços voltados ao bem-estar animal.

“Não tínhamos absolutamente nada voltado para a qualidade de vida dos nossos animais e, agora, contamos com três equipamentos, que são a Clínica do Pet, o Castramóvel e o Hospital do Pet. É com imensa satisfação que entregamos este último equipamento, reforçando o compromisso com a causa animal”, destacou o gestor. “Contamos com diversas parcerias, como com as protetoras independentes, empresas privadas, instituições de ensino, entre outros”, completou.

Direção do hospital projeta que mais de 1,2 mil atendimentos sejam realizados mensalmente no local

De acordo com o diretor do Hospital e da Clínica Veterinária de João Pessoa, Peterson Alexandre, a expectativa é realizar mais de 1.200 atendimentos por mês. Ele avalia que, com o avanço da política pública do bem-estar animal, ter um bicho de estimação tornou-se um direito de todos.

“A população de baixa renda, cerca de 95% do nosso público, está tendo o direito de ter um animal, algo que antes o custo não permitia”, disse.

Cuidado especializado

A maltez Melody, de oito anos, adotada recentemente por Antônio Rocha e sua filha, Adrielly, de 15 anos, foi uma das primeiras pacientes do Hospital do Pet. Com histórico de maus-tratos, a cadela apresentou problema nos olhos e possível alteração nas funções renais.

“A veterinária passou um antibiótico para os olhos e vai investigar a questão renal. Apesar de ser idosa, com amor e carinho, ela vai ficar bem”, disse Antônio Rocha, ao elogiar o atendimento no Hospital do Pet.

Daniel dos Santos, tutor do cão Beethoven, de oito anos, contou que o animal estava há dias com coceira e feridas na pele, e a partir do atendimento na unidade, descobriu-se um quadro de dermatite. “Que bom que existe o hospital veterinário gratuito, pois o tratamento no particular seria muito caro”, agradeceu.

Serviço

O Hospital do Pet está localizado na Avenida Santa Catarina, no 661, Bairro dos Estados, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento no hospital funciona 24 horas, enquanto os serviços clínicos ocorrem das 8h às 17h. Os tutores podem agendar atendimento para seus animais de estimação por meio do aplicativo Na Palma da Mão. Há, ainda, a possibilidade de atendimento por livre demanda, com limite de 20 fichas diárias, além dos casos de urgência.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de julho de 2024.