Aproveitando o fluxo de 50 mil pessoas em Bananeiras na Semana Santa, no próximo dia 30, acontece o primeiro Festival das Cachaças da Paraíba, a partir de 12h, no Engenho Reserva da Moenda. O objetivo é divulgar a qualidade das cachaças da Paraíba, produzidas do Litoral ao Sertão. O evento é promovido pela Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca) em parceria com o Engenho Reserva da Moenda, em Bananeiras. Na programação haverá degustação de cachaças, preparação de drinks e a comercialização dos produtos. A apresentação da banda Vidama acontece das 15h às 18h.
A Paraíba é um dos estados pioneiros em fazer cachaça no Brasil. Tanto é que o Engenho São Paulo é o maior produtor de cachaça alambique do Brasil e a Volúpia é uma das cachaças mais premiadas no estado, conforme explicou Marise Barreto, diretora executiva da Aspeca. “A cachaça é a única bebida genuinamente brasileira. A Aspeca fomenta há 30 anos a valorização da cachaça paraibana, como também investe na capacitação dos produtores. O evento tem o objetivo de divulgar os produtores de cachaça que perpetuam essa tradição”, declarou.
Haverá a demonstração de 50 tipos (rótulos) de cachaça, de 10 engenhos produtores, a exemplo das cachaças: Gran Raiz, Baraúna, Gregório, Serra Preta. Volúpia, Maribondo, São Paulo, Paraíba, Reserva da Moenda e Rainha. “A cachaça Volúpia, por exemplo, possui vários tipos de cachaça, a exemplo da tradicional, carvalho, jequitibá rosa e a bebida mista. Essa variedade demonstra a qualidade das cachaças de nossos produtores”, declarou.
O Engenho Reserva da Moenda, anfitrião do evento, possui uma infraestrutura para comportar 1.500 pessoas. A proprietária do Engenho Reserva da Moenda, Mirian Trindade, explica que o feriado, atrelado ao lugar, foi um dos motivadores da realização do evento. “A gente quer apresentar aos turistas o Engenho Moenda com essa proposta diferenciada, além de divulgar os 10 produtores para publicizar a cachaça paraibana, vinculada a Aspeca”, frisou Mirian Trindade.
Para o diretor da cachaça Volúpia, Vicente Lemos, o festival é uma oportunidade de mostrar o panorama da cachaça produzida na Paraíba, com foco nos produtores vinculados à Aspeca. “Mostrando ao público os seus produtos lançados no mercado, os trabalhos que têm sido feito no turismo também, como também a valorização da cachaça produzida na Paraíba”, declarou Vicente Lemos.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de março de 2024.